Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/11/2018-16h17

Udesc participa da organização de congressos internacionais de basquete em Florianópolis

Evento íbero-americano foi realizado pela primeira vez na América Latina - Fotos: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi uma das organizadoras do 9º Congresso Ibérico de Basquetebol e do 2º Congresso Ibérico-Americano de Basquetebol (CIB 2018), realizados entre 20 a 24 de novembro, em Florianópolis. Foi a primeira vez que os congressos ocorreram na América Latina.

Pela Udesc, os eventos foram organizados por professores e estudantes ligados ao Grupo de Estudos em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Geprafef), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

Também integraram a organização o Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (Nuppe), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e o Grupo de Optimización del Entrenamiento y Rendimento Deportivo, da Universidade de Estremadura (UEX), da Espanha.

Congressistas

Ao todo, 380 congressistas participaram dos eventos, que contaram com a apresentação de 122 trabalhos nas sessões de comunicações orais.

Além de atuarem na comissão organizadora, acadêmicos e docentes da Udesc Cefid participaram de atividades como comunicações orais, relatos de experiência, moderação de debates, palestras e mesas-redondas, entre outros.

Os autores dos melhores trabalhos foram convidados a submeter a versão completa de seus artigos nos seguintes periódicos, indexados em bases de referência internacional: Revista de Psicología del Deporte (RPD), Cuadernos de Psicología del Deporte (CPD), Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Revista de Educação Física e E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte.

Sobre o congresso

Com periodicidade bianual, o CIB é um dos poucos congressos monográficos internacionais sobre o basquetebol. Com três idiomas oficiais (português, espanhol e inglês), o evento é um importante ponto de encontro de investigadores, professores, treinadores, estudantes e assistentes em geral de países ibero-americanos, europeus e norte-americanos.

Além do congresso científico, com conferências, colóquios e mesas-redondas, a programação incluiu eventos satélites, visando favorecer a melhoria da qualidade do ensino do basquetebol e da formação e intervenção de treinadores da modalidade.

Entre esses eventos estiveram clínicas de basquetebol, o 1º Fórum de Treinadores de Basquetebol e o Encontro Estadual de Professores de Basquetebol dos Cursos de Graduação em Educação Física.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do evento e pela página no Facebook.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento íbero-americano foi realizado pela primeira vez na América Latina
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h