Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/05/2025-14h48

Udesc participa de fórum de reitores de universidades estaduais e municipais

Abruem debate desafios e avanços no ensino superior

Fórum reúne gestores e especialistas de universidades estaduais e municipais do Brasil. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está presente no 73º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Realizado de 21 a 24 de maio na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, o evento reúne gestores e especialistas de todo o país para refletir sobre os desafios e avanços no ensino superior.

O encontro deste ano tem como tema a “Governança, Inovação e Responsabilidade nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil”. A proposta é promover debates estratégicos sobre o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, com foco no papel das instituições de ensino superior para o desenvolvimento do país.

O reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, a coordenadora de Ensino de Graduação, Gelcemar Oliveira Farias, e a coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Udesc, Carmen Pandini, acompanham as discussões a fim de partilhar conhecimentos e identificar projetos que possam ser aplicados na instituição.

“Participar de eventos como este da Abruem é sempre muito importante porque insere a Udesc em um colegiado de reitores e universidades estaduais e municipais, com as quais temos muitas similaridades. Então partilhar dessas experiências é muito relevante para que a gente encontre formas de avançarmos na melhoria da nossa universidade”, destaca Fragalli.

Além de palestras sobre gestão e governança de instituições públicas, a comitiva da Udesc colabora ainda em diálogos sobre assuntos específicos, nas chamadas câmaras temáticas. Gelcemar Farias dedica-se às reflexões acerca do Ensino, sobre a flexibilização curricular para assegurar uma formação mais diversificada aos estudantes de graduação.

Já Carmen Pandini participa da Câmara da Educação a Distância, que nesta edição tem como assunto central os desafios e oportunidades em EAD para as universidades públicas. “O trabalho é feito de forma colaborativa, científica, técnica e didática para obter os melhores indicadores de qualidade e continuar despontando como u niversidades necessárias ao desenvolvimento humano, científico e social”, destaca a coordenadora e docente do Centro de Educação a Distância (Cead).

Confira o programa completo do evento na página da UEMS.

Sobre a Abruem

Criada em 1991, a Abruem é uma das principais entidades do ensino superior brasileiro e da América Latina. Atua diretamente em 20 Estados do Brasil e no Distrito Federal, por meio de 46 universidades associadas, com o objetivo de aprofundar as discussões de temas prioritários para a agenda do ensino superior.


Assessoria de Comunicação da Udesc
*Com informações da UEMS
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Fórum reúne gestores e especialistas de universidades estaduais e municipais do Brasil. Foto: Divulgação
  • Reitor da Udesc, José Fragalli, durante 73º Fórum da Abruem. Foto: Divulgação
  • Gelcemar, Carmen e Fragalli representam a Udesc no evento. Foto: Divulgação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h