Evento ocorre de 15 a 17 e reúne especialistas de todo o Brasil
Florianópolis sedia nesta semana, entre os dias 15 e 17, o 5º Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (5º CBRRD), um dos principais eventos do país voltados à discussão sobre gestão de riscos, desastres naturais e mudanças climáticas. A organização é do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ABP-RRD. A programação será realizada no Auditório Garapuvu, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e conta com inscrição gratuita.
O congresso tem como objetivo reunir diferentes atores sociais e acadêmicos para discutir estratégias de prevenção, mitigação, resposta e recuperação diante de eventos extremos cada vez mais frequentes, como enchentes, deslizamentos, secas e ciclones.
O coordenador do Ceped Udesc e presidente do congresso, professor Felipe Gontijo, destaca a importância do congresso para Santa Catarina e para o Brasil: “Santa Catarina convive historicamente com enchentes e eventos climáticos severos, e a tendência é que essas ocorrências se tornem mais comuns em todo o país". Para o professor, promover esse tipo de discussão com um olhar multidisciplinar e colaborativo é urgente.
Durante o 5º Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres, a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) prestará uma homenagem ao professor Eduardo Jara, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, falecido no último domingo, 12. A animação “Prevenção de Riscos e Desastres para Crianças”, produzida pelo professor, será exibida pela primeira vez, na quinta-feira, 16, às 16h30, no Auditório Garapuvu do Centro de Eventos da UFSC.
Abordagem transdisciplinar é o foco do evento
O congresso se destaca por sua abordagem transdisciplinar, reunindo especialistas de diversas áreas como climatologia, hidrologia, psicologia, saúde pública, agronomia, logística humanitária, direito e administração pública. A programação inclui palestras, painéis temáticos, oficinas, apresentações científicas, atividades educativas e culturais.
A palestra de abertura será com o climatologista Francisco Aquino, que participou de uma expedição científica na Antártica. O evento conta ainda com a participação de instituições como Defesa Civil, Exército Brasileiro, ONGs, movimentos sociais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes dos governos federal, estadual e municipal. O evento também conta com uma programação voltada ao público em geral, incluindo crianças e adolescentes. Haverá distribuição de materiais educativos, como livretos e desenhos animados sobre prevenção de riscos e desastres.
“Desastres são democráticos. Afetam todos, ainda que com mais intensidade os mais vulneráveis. Por isso, precisamos de todos os saberes e setores engajados. O congresso é um espaço para congregar, trocar experiências e construir soluções conjuntas”, conclui o professor Gontijo.
Inscrições gratuitas e vagas limitadas
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente no site oficial do evento: vcbrrd.com.br
Serviço
O quê: V Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (V CBRRD)
Quando: 15 a 17 de outubro de 2025
Onde: Auditório Garapuvu - Centro de Eventos da UFSC, Florianópolis/SC
Inscrição: Gratuita (vagas limitadas)
Mais informações: vcbrrd.com.br
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br