Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/08/2020-14h56

Udesc Planalto Norte faz palestra online com pioneiro em Ciência da Computação

Setzer falará sobre ampliação da visão científica, sem entrar em assuntos religiosos ou de fé - Foto: Divulg.
Na próxima segunda-feira, 10, às 19h, o Departamento de Sistemas de Informação do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, promoverá uma palestra online gratuita com o professor Valdemar Waingort Setzer, um dos pioneiros no ensino e pesquisa em Ciência da Computação no Brasil.

Intitulada "A Máquina de Turing e o que os computadores podem e não podem fazer", a palestra abordará, entre outros tópicos, a inteligência artificial (IA) baseada em computadores modernos, além de separar fatos científicos de julgamentos científicos. 

A palestra será aberta ao público, por meio da ferramenta Jitsi Meet, software gratuito para videoconferência. Acesse a página da transmissão ao vivo.

Para o professor da Udesc Planalto Norte Nilson Modro, a palestra é uma oportunidade histórica. "Setzer foi o fundador do Centro de Computação Eletrônica (CCE), da Universidade do Estado de São Paulo (USP), e é uma referência no Brasil."

Sobre o palestrante

Setzer é formado em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com doutorado pela USP e livre-docência em Ciência da Computação pela mesma instituição.

Professor titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da USP, atualmente está aposentado, mas continua a orientar teses, pesquisar e ensinar a pedido dos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação.

Tem atuado como palestrante em vários assuntos ligados à Computação, bem como educacionais e filosóficos. Publicou 12 livros, inclusive na Inglaterra, Alemanha e Finlândia. Mais informações sobre o professor podem ser obtidas no seu site.

Serviço

O QUÊ: Palestra online "A Máquina de Turing e o que os computadores podem e não podem fazer", com Valdemar Waingort Setzer.
QUANDO: Segunda-feira, 10, às 19h.
ONDE: Por meio da ferramenta Jitsi Meet. Acesse a página da transmissão ao vivo.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Na palestra, Setzer propõe ampliar a visão científica atual, sem entrar em assuntos religiosos ou de fé
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h