Atividades de plantio e limpeza estimularam a participação
comunitária no evento. Foto: Divulgalção
O cuidado com o espaço urbano e patrimônios culturais ganhou destaque em atividade promovida pelo Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com outras instituições. No dia 20 de setembro, a iniciativa “Patrimônio Vivo: plantar, cuidar e transformar o Centro Histórico” reuniu a comunidade para oficinas e ações de plantio na Rua XV de Novembro, localizada no centro de Laguna, em Santa Catarina.
O evento foi organizado por quatro programas da Udesc: IdeAção: produzindo soluções para as cidades, Laboratório de Cidade, Paisagem e Território (Orbe), A Cidade Falada e Naturbe. Ainda, teve em sua organização a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) de Laguna, o Café Tupy e a Casa IziA.
Segundo os participantes, o encontro reforçou a importância da ação coletiva para transformar o centro histórico. Durante o dia, diversas ações incentivaram o público a ajudar na limpeza e plantio de novas mudas no espaço.
Entre as atitudes feitas está a revitalização de um dos canteiros pluviais do calçadão, com a limpeza, retirada de lixo e vegetação comprometida e replantio. A ação foi conduzida pelo IdeAção, coordenado pela professora Claudione Fernandes de Medeiros.
Ainda, foram doadas 500 mudas de espécies nativas pelo Horto Florestal de Capivari de Baixo. Algumas plantas foram distribuídas gratuitamente à população que circulava pelo local. A atividade teve a participação do Laboratório Orbe da Udesc e da Flama.
Exposições e apresentações
A exposição “Onde estão as árvores”, com curadoria realizada pela coordenadora do Lab Orbe, professora Amanda Schuller Bertoni, também esteve presente na programação do evento. A mostra reuniu imagens do passado e presente de Laguna, comparando a situação paisagística. A relação evidencia a retirada de árvores em diversas áreas da cidade.
Outro momento aconteceu sob a coordenação do programa
A Cidade Falada, com liderança da professora Carolina Stolf Silveira. A equipe do projeto apresentou descrições urbanas e arquitetônicas da Rua XV de Novembro, da Casa do Artesanato e do Café Tupy. O material foi apresentado em áudio, com apoio de registros em drone, fotos e vídeos, compondo um relato detalhado sobre as fachadas e a história local.
Mais sobre o IdeAção
O dia de atividades teve origem com o programa IdeAção, vinculado à Udesc Laguna. O grupo tem o objetivo de produzir conhecimento para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, com ações pensadas com base na resolução de problemas frequentes vivenciados no município, como os alagamentos na cidade.
Hoje o IdeAção tem uma equipe de 17 pessoas, com quatro professores e 13 bolsistas. A coordenadora, Claudione Fernandes de Medeiros destaca como projetos como esse dentro do espaço universitário fortalecem a formação crítica e prática dos estudantes.
“A experiência universitária se torna mais completa. Os alunos aprendem não apenas teorias, mas também vivenciam a aplicação prática do conhecimento científico para o bem público, reforçando o papel social da universidade como agente transformador”, completou a docente.
Para mais informações acesse o
Instagram do programa.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006