Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/03/2011-17h58

Udesc promove debate "Mulheres e Aborto em questão"

O Laboratório de Relações de Gênero e Família (Labgef) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed/Udesc), em parceria com o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (Nigs/UFSC), realizam no próximo dia 18 de março, o debate "Mulheres e Aborto em questão". O evento contará com a professora Clair Castilhos, da Casa da Mulher Catarina e Rede de Saúde, e Débora Diniz, professora da Universidade de Brasília (UNB) e pesquisadora da ANIS (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero).

De acordo com a coordenadora do Labgef, professora Silvia Maria Fávero Arend, o debate, organizado em função do Dia Internacional da Mulher, tem por objetivo promover uma reflexão sobre os direitos reprodutivos das mulheres, uma das questões centrais do movimento Feminista.

O evento acontecerá no auditório da Faed e será aberto a acadêmicos, professores e público em geral. A partir das 18h serão promovidos lançamentos e divulgações de livros do Labgef. O debate, previsto para as 18h30, conta com apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc (Proex) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Mais informações pelo email coordenacao.labgef@gmail.com.

Sobre as Debatedoras:

Débora Diniz: É professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da Anis (Instituto de Bioética Direitos Humanos e Gênero). Desenvolve projetos de pesquisa sobre bioética, feminismo, direitos humanos e saúde. É co-editora chefe do periódico Developing World Bioethics, editora assistente de Ciências Sociais e Humanas da Revista Ciência e Saúde Coletiva e co-editora de artigos originais da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. Recebeu 77 prêmios por pesquisas e filmes, dentre eles o prêmio Educando para a Diversidade Sexual da Global Alliance for LGBT Education em 2010. Seu mais recente filme A Casa dos Mortos sobre manicômios judiciários recebeu 25 prêmios e é finalista para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2011.

Clair Castilhos Coelho: Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Saúde Pública com ênfase em políticas de saúde, assistência farmacêutica e políticas voltadas à saúde da mulher, controle social e feminismo.

Assessoria de Comunicação Faed/Udesc
Informações adicionais: jornalista Carolina Hommerding, telefone (48) 3321-8512, email imprensa.faed@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h