Atividade será ministrada a crianças do 4º ano da escola.
Nesta sexta-feira, 3, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza a oficina “Bonecas Abayomi: arte e cultura afro-brasileira” no Centro Educacional Municipal Professora Maria Iracema Martins de Andrade (CEMIA), em São José. A atividade gratuita será ministrada a partir das 14h por Sueli Leodoro, artesã e liderança quilombola, para crianças do 4º ano da escola.
As bonecas Abayomis são feitas com nós de tecido, sem o uso de cola ou costura. Mais que meras peças de artesanato, elas carregam histórias, símbolos e a resistência cultural afro-brasileira. Durante a atividade, as crianças poderão aprender a técnica artesanal, refletir sobre o legado das mulheres africanas escravizadas e levar consigo a boneca que confeccionaram, em uma experiência de arte, identidade e ancestralidade.
A oficina integra a programação do
Prêmio Nudha Ceart de Diversidades Negras e Indígenas, iniciativa do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc por meio do Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha). Os recursos financeiros para realização vêm da Emenda Parlamentar Impositiva nº 3386/2025 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), de autoria do deputado estadual Marquito.
Sobre a ministrante
Dona Sueli, como é conhecida, nasceu no Quilombo do Boi (Balneário Camboriú, SC). É considerada Mestra Artesã na Confecção das Bonecas de Abayomi.
Serviço
O quê: Oficina de Bonecas Abayomis para crianças do 4º ano do CEMIA
Quando: 03/10/2025, às 14h
Onde: Centro Educacional Municipal Professora Maria Iracema Martins de Andrade (CEMIA) - R. Otto Júlio Malina, s/n - Ipiranga, São José - SC, 88111-503
Acompanhe: perfil do Nudha no Instagram
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350