Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/08/2016-20h16

Udesc promove oficina de construção de textos teatrais com dramaturgo espanhol

O projeto de extensão Encontro com Dramaturgo, do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove a partir deste sábado, 6, uma oficina de construção de textos teatrais, intitulada  "O velho Castelo - Gabinete de Dramaturgia", com o dramaturgo espanhol Raúl Cortés.

Serão realizados 10 encontros quinzenais, sempre aos sábados, das 13h30 às 18h na sala Teatro e Educação, da Udesc Ceart. A oficina é gratuita, aberta ao público e os interessados podem entrar em contato pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com

A oficina tem carga horária de 45h e os participantes que comparecerem a no mínimo sete encontros receberão certificado de participação.

"O Velho Castelo - Gabinete de Dramaturgia é um encontro quinzenal sobre a dramaturgia. Um seminário de dez encontros para aprofundar e refletir sobre a palavra e suas implicações artísticas e éticas. Um espaço para entrar em contato com a dramaturgia clássica e contemporânea. E sobretudo, é um lugar para escrever (o que supõe inevitavelmente a alteração de nossas relações habituais com o espaço, o tempo, o silêncio, etc). Porque embora ninguém possa ensinar a escrever, é possível, sim, aprender a escrever...", informa o ministrante.

Graduado em Direção Cênica e Dramaturgia pela Escola Superior de Arte Dramática de Málaga, e em Ciências da Comunicação pela Universidade Complutense de Madrid, ambas instituições da Espanha, Raúl Cortes atualmente cursa mestrado em Teatro na Udesc, sob orientação do professor Stephan Baumgartel.

Coordenado pelo professor Stephan Baumgartel, o projeto Encontro com Dramaturgo existe desde 2011 e traz importantes nomes nacionais e internacionais para discutir a dramaturgia contemporânea.

Sinopse da oficina: O velho Castelo - Gabinete de Dramaturgia

"Uma fortaleza milenar. A dramaturgia parece uma fortaleza milenária que divide o mundo em dois grupos: aqueles que querem atacar esses muros vistos como endurecidos e impenetráveis, e aqueles que pretendem defender essas pedras vistas como universais e eternas. Aí, numa solitária colina, quando cai uma tarde abandonada, o velho castelo em ruínas sabe que é presente e lembrança; que em seus restos se confundem os ecos remotos do passado com a gritaria incontida de nossa época. Sabe que é ao mesmo tempo memória e acontecimento. Sabendo isso, entretanto, sente que não é nem uma nem outra coisa; que é apenas um estranho jogado no tempo".

Serviço

O QUÊ: Oficina de Construção de Textos Teatrais
QUANDO: 10 encontros quinzenais aos sábados, a partir de 06 de agosto, das 13h30 às 18h
ONDE: Sala Teatro e Educação da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC
QUANTO: Oficina gratuita e aberta ao público
INTERESSADOS: Entrar em contato pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h