Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/04/2018-15h36

Udesc promove palestra sobre intercâmbios musicais com grupos indígenas brasileiros

O Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) e o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Sociedade (Musics) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promovem no dia 4 de maio, às 14h, a palestra “Rupestres Sonoros – Interfaces entre a prática musical e a pesquisa sobre músicas indígenas brasileiras”. O evento ocorre no auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes (Ceart), com entrada gratuita e aberta ao público.

Ministrado pela musicista Magda Pucci, o evento apresentará o processo de pesquisa realizado junto ao conjunto musical Mawaca, de São Paulo, que baseou-se na recriação de músicas indígenas brasileiras por meio do intercâmbio com seis grupos das regiões do Acre, Rondônia e Amazonas.

O projeto Rupestres Sonoros surgiu da pesquisa de mestrado em Antropologia de Magda, baseando-se na recriação de músicas de grupos indígenas da atual região do Pará e do Piauí. Com o objetivo de aprofundar-se ainda mais nos processos de ressignificação, a pesquisadora organizou a turnê “Cantos da Floresta” junto com o grupo Mawaca, criando intercâmbios musicais com os grupos Ikolen-Gavião (RO), Paiter Suruí (RO), Kambeba (AM), Huni Kuin (AC), Karitiana (RO) e a Comunidade Bayaroá (AM), que participaram dos shows como convidados especiais. “Nossa ideia foi colocar a música indígena no palco, recriando e ressignificando-a como uma forma de jogar luz em culturas ainda obscurecidas, mas não menos interessantes e muito estimulantes”, afirma a  convidada.

As experiências de Magda com o Mawaca pela Amazônia foram registradas no documentário Cantos da Floresta:



Uma das preocupações centrais do processo de troca de experiências foi transpor conceitos indígenas para o palco sem desrespeitar as comunidades nativas. Para Magda, isso passa pelos caminhos propostos pelo decolonialismo latinoamericano, considerando que “estamos em um processo de construir pontes, criar diálogos, e caminhos de intercessão para que os indígenas passem de objetos de estudo a protagonistas da sua própria história”.

Serviço:

O QUÊ: Palestra “Rupestres Sonoros – Interfaces entre a prática musical e a pesquisa sobre músicas indígenas brasileiras” com a musicista Magda Pucci.
QUANDO: 4 de maio, às 14h.
ONDE: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito. Palestra sem inscrição prévia e aberta ao público externo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h