Servidora aposentada teve atuação destacada na área de internacionalização da educação superior
Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Sônia Pereira Laus, ocorrido neste sábado, 19 de julho. Servidora da instituição desde 1979, Sônia dedicou grande parte de sua trajetória à área de gestão de projetos e programas internacionais na universidade, onde também se aposentou.
O velório será realizado neste domingo, 20, das 9h às 12h, no Crematório Vaticano, localizado no bairro Itacorubi, em Florianópolis.
No último ano, Sônia participou ativamente do seminário “Autonomia Universitária: fator de desenvolvimento do país”, promovido pela Udesc, que reuniu gestores, representantes do poder público e membros da comunidade acadêmica para debater o papel das universidades. Também foi autora do capítulo "Seriam os rankings acadêmicos internacionais relevantes para o conjunto das IES públicas brasileiras?", presente na obra
“Educação não Presencial: polêmicas e controvérsias”, publicada em outubro de 2024.
Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Sonia Laus teve uma atuação destacada na área de internacionalização da educação superior. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e consultora ad hoc para diversas instituições, como a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o Ministério da Educação (MEC), o
Norwegian Centre for International Cooperation in Education e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), onde também coordenou a Cooperação Internacional entre 2007 e 2010.
Com sólida produção acadêmica nas áreas de cooperação internacional e internacionalização da educação superior, teve artigos publicados no Brasil, Europa e América Latina.
Neste momento de luto e pesar, a Udesc presta sua homenagem à memória e ao legado de Sônia Laus, expressando sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas.
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)