Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/03/2018-17h22

Udesc quer mapear atividades para alunos com deficiência ou necessidade educacional

Universidade realiza esse tipo de levantamento nos centros de ensino pela primeira vez - Foto: Jonas Pôrto
O Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), acaba de lançar um formulário para identificar as atividades dos centros para alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas. Acesse o formulário.

A pesquisa busca conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros para esse fim, como adaptação de material, orientação a professores, projetos específicos e se há servidores habilitados para auxiliar os estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas

O NAE é coordenado pela professora Rose Clér Estivalete Beche, do Centro de Educação a Distância (Cead), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Segundo ela, há espaço para sugestões no atendimento dessas demandas, conforme as especificidades de cada centro.

O formulário também foi encaminhado às direções de Ensino das unidades, mas "o preenchimento do questionário deve ser atribuído a um único responsável, que irá contatar as áreas de ensino, pesquisa e extensão da sua unidade para obter os dados", esclarece Rose.

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, essa é a primeira vez em que a Udesc faz esse tipo de levantamento. "A partir dessa pesquisa, entenderemos como os centros trabalham suas demandas para que possamos estruturar os fluxos dos processos."

A pró-reitora conta que o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e o Centro de Educação a Distância (Cead), por exemplo, já têm seus núcleos setoriais. De acordo com ela, além de fortalecer os núcleos existentes, "temos que ajudar a estruturar os NAEs setoriais nos demais centros".

Sobre o NAE

Implantado neste ano, o Núcleo de Acessibilidade Educacional da Udesc quer desenvolver e executar ações de apoio pedagógico que promovam a acessibilidade de estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas.

"O NAE visa cumprir não somente as exigências disciplinadas pelas legislações sobre acessibilidade, mas também atender as carências apresentadas no cotidiano da vida universitária nos diferentes centros da Udesc", explica a pró-reitora Soraia. Com a iniciativa, a comunidade acadêmica terá apoio maior no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem e no combate à evasão. 

O projeto do núcleo foi constituído durante todo o semestre passado, em parceria com professores e técnicos da universidade. Sua implantação é uma ação do projeto Acolhe Udesc, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, e também atende recomendações indicadas no Relatório de Avaliação Institucional 2016.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com o NAE pelos telefones (48) 3664-8420 e 3664-8431, das 13h às 19h, e pelo e-mail nae@udesc.br.

Os contatos do Núcleo de Acessibilidade da Udesc Faed (Nuape) são os telefones (48) 3664-8517 e 3664-8523. Mais informações do Núcleo de Acessibilidade da Udesc Cead estão disponíveis na internet.

Acompanhe as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, TwitterYouTube e WhatsApp. Se você é estudante da instituição, acesse office.udesc.br e ative sua conta de e-mail da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h