Debates sobre os processos avaliativos da pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ganham destaque com o 1º Seminário de Avaliação da Pós-Graduação. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
O Brasil passa por um momento de transformação nas ações da pós-graduação, afirma a coordenadora de Pós-Graduação da Udesc, Geisa Bock.
Com mudanças nas políticas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – órgão regulador da pós-graduação no Brasil, ligado ao Ministério da Educação (MEC) – e na maneira de avaliar os programas, “o encontro busca compreender as novidades e pensar estratégias institucionais para qualificar ainda mais os cursos da universidade”, explica Geisa.
Reunindo gestores, docentes, pesquisadores e representantes de entidades de fomento para o assunto, a iniciativa visa criar um espaço para reflexão e diálogo, sendo um evento destinado a docentes e técnicos do ensino superior.
A discussão procura considerar as dimensões da qualidade acadêmica, impacto social, internacionalização e inovação. Para isso, uma programação será conduzida por profissionais envolvidos no assunto como o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Pezzin.
O cronograma prevê atividades pela manhã e à tarde, das 8h às 13h e das 14h às 18h com transmissão ao vivo pelo
canal do YouTube da instituição.
Confira os destaques da programação:
-
Abertura solene com autoridades da Udesc, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).
-
Painel inicial sobre “A Pós-Graduação na Udesc: Perspectivas, Avanços e Desafios”, conduzido pelo pró-reitor, Sérgio Pezzin.
-
Palestra central: “A Pós-Graduação Brasileira em Transformação – Políticas, Avaliação e Perspectivas Futuras”, com Paulo Henrique Condeixa de França, da Univali e Foprop Sul.
-
Encerramento com a palestra “A Interlocução entre Capes, Foprop e Instituições – Caminhos para uma Avaliação Participativa”, com Ellany Gurgel Cosme do Nascimento.
O seminário vai trazer assuntos que impactam e estão relacionados com a atividade da pós-graduação, como as questões do ensino híbrido, inovação pedagógica, gestão da informação, participação docente nos processos avaliativos da Capes, internacionalização e extensão como critério de qualidade nos programas.
Além de apresentar ferramentas e políticas que auxiliam o ensino e organização das políticas, com esclarecimentos sobre a plataforma Elsevier para gestão de desempenho e sobre a política de egressos e integração com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Inscrições
O evento é destinado a docentes e técnicos do ensino superior. Caso sobrem vagas, a iniciativa vai abrir espaço, por ordem de inscrição, para os que não fazem parte desse público.
Os interessados para participação presencial devem se inscrever por meio de formulário online, respondendo dados básicos e informando quais períodos do encontro querem participar.
Acesse o formulário
aqui.
A iniciativa é uma oportunidade para compreender os novos parâmetros de avaliação da Capes, que visam métricas mais integradas e qualitativas, procurando resultar em um maior impacto social.
“Será um espaço para discutir o papel das universidades na construção de uma pós-graduação mais conectada com a sociedade e com os desafios globais”, conclui a coordenadora Geisa.
Serviço
O quê: 1º Seminário de Avaliação da Pós-Graduação
Quando: 25 e 26 de novembro
Onde: Auditório da Esag (Av. Me. Benvenuta, 2037 - Itacorubi, Florianópolis - Santa Catarina)
Quanto: evento gratuito.
Inscrições: através de formulário online.
Com transmissão ao vivo pelo
Canal da Udesc no YouTube
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006