Será realizado neste sábado, 14, a segunda edição do Seminário Catarinense de Design, Cultura e Sociedade, na comunidade quilombola do Morro do Fortunato, em Garopaba, no Litoral Sul. Neste ano, o tema do encontro será sobre a emancipação e autonomia de comunidades quilombolas da zona costeira catarinense.
No encontro, que iniciará às 9h, serão apresentados projetos desenvolvidos pelo Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Amigos do Meio Ambiente (AMA), de Garopaba.
O evento é realizado pela Udesc, por meio do Departamento de Design, do grupo de pesquisa "Práticas interdisciplinares em sociabilidades e territórios" e do programa de extensão "A Direção do Olhar: os usos sociais do desenho".
A organização também tem o IFSC, Epagri, AMA, Associação da Comunidade Remanescente de Quilombos Morro do Fortunato, Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina e Prefeitura de Garopaba.
A
primeira edição do seminário, em outubro do último ano, debateu os casos dos cipozeiros de Garuva, no Norte do Estado, e da marca territorial de São Bonifácio, na Grande Florianópolis.
Extensão
A Udesc, por meio do programa "A Direção do Olhar: os usos sociais do desenho", desenvolve ações de extensão no contexto de comunidades tradicionais, fundamentalmente voltadas à conquista de visibilidade social e materiais de apoio às estratégias de mobilização.
O projeto atua com os cipozeiros de Garuva e Guaratuba, pescadores artesanais de Florianópolis, Imbituba e Paranaguá, indígenas Xokleng de José Boiteux e quilombolas de Garopaba.
Serviço:
O QUÊ: 2º Seminário Catarinense de Design, Cultura e Sociedade.
QUANDO: Sábado, 14, das 9h às 18h.
ONDE: Comunidade quilombola do Morro do Fortunato, Garopaba.
QUANTO: Evento gratuito.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350