Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/09/2020-20h24

Udesc realizará simulação de eleição online para aplicação em conselhos e colegiados

Grupo de trabalho decidiu por teste antes da aplicação real - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Arquivo
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará na próxima quinta-feira, 17, das 9h às 20h, uma simulação de eleição online por meio da plataforma Helios Voting envolvendo alunos, técnicos universitários e professores. 

A simulação servirá como teste para aplicação da ferramenta em pleitos para escolha de representantes discentes e de servidores em órgãos de deliberação, comissões e comitês da instituição.

A simulação foi deliberada nesta quarta-feira, 9, em reunião do grupo de trabalho (GT) que estuda a questão. O tema da eleição de teste será genérico e, para votar, a comunidade universitária receberá até terça-feira, 15, orientações e uma senha específica no e-mail institucional, que permitirá o acesso ao sistema de votação.

"O processo tem objetivo de familiarizar a ferramenta não só para os gestores da Udesc, mas para a toda a comunidade de professores, técnicos e alunos", salienta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Moraes Nunes, que preside o GT.

Para participar da simulação e das futuras eleições, os acadêmicos de graduação e de pós-graduação devem utilizar suas contas de e-mail institucional da Udesc (@edu.udesc.br). Quem ainda não usa seu endereço pode ativá-lo em udesc.br/sistemas/office365/emailinstitucional. Já os técnicos e professores da universidade têm suas contas ativadas automaticamente.

Resolução aprovada pelo Consuni

Na última semana, o Conselho Universitário da Udesc (Consuni) aprovou a Resolução nº 057/2020, que estabelece regras para adoção de sistema de votação eletrônica online na escolha de representantes docentes, discentes e técnicos em órgãos de deliberação, comissões e comitês da instituição. A medida é válida enquanto durar o estado de calamidade pública em Santa Catarina em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A universidade definiu que será usado o sistema de votação online Helios Voting, que assegura a inviolabilidade e a segurança das votações. O software já é utilizado por outros órgãos públicos e instituições de classe. O programa assegurará o voto direto e secreto, além de fiscalização e auditoria, entre outras características necessárias para eleições.

Editais suspensos poderão ser retificados

Com isso, os centros da Udesc que tiveram editais suspensos em razão na pandemia poderão realizar os certames de forma online, retificando o edital original. 

Os editais de eleição deverão prever que seja utilizado somente o e-mail institucional de cada eleitor para o recebimento da senha para o acesso ao sistema de eleição online, cabendo aos eleitores a verificação prévia desse recebimento.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc (Setic) será responsável pela instalação, hospedagem, administração e backup do sistema de votação, além da capacitação e do suporte às coordenadorias de Informática de todas as unidades.

Grupo de trabalho estudou eleições online

No fim de julho, foi criado o GT sobre o tema, composto por diretores-gerais, pró-reitores, coordenadores de órgãos suplementares, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e entidades sindicais.

Durante 30 dias, o grupo estudou o assunto e concluiu que a melhor saída seria a utilização do sistema Helios Voting, respeitando as normas do Estatuto da Udesc e do Regimento da Udesc. Com isso, o relatório com a exposição dessa alternativa foi apresentado ao Consuni.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h