Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/03/2016-19h10

Udesc recebe alunos do Haiti, Honduras e Paraguai para estudos a partir deste semestre

Ana Patrícia Hernandez é de Honduras e estudou no RJ antes de se mudar para SC - Fotos: Arquivo pessoal
Neste semestre, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu três estudantes oriundos de países da América Latina e do Caribe por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que é promovido pelo governo federal e oferece vagas a estrangeiros de nações menos desenvolvidas.

A responsável pelo apoio aos estudantes estrangeiros do PEC-G na Udesc, Lorieti Luz, explica que os acadêmicos são selecionados nos países de origem e não prestam vestibular. "Ao concluírem o curso, retornam ao seu país de origem para trabalhar", afirma a técnica.

De acordo com Lorieti, existe um grande interesse por cursos como os de Administração Empresarial e Engenharia. Para cobrir as despesas no Brasil, muitos estudantes beneficiados pelo PEC-G recebem bolsas de estudos dos seus países de origem.

O governo brasileiro também dispõe de programas de apoio para os alunos, com base no mérito e na situação socioeconômica, e dará parcelas mensais de R$ 622 neste semestre para auxiliar os três acadêmicos que estão estudando na Udesc.

A universidade recebeu os seguintes alunos para cursos de Florianópolis e São Bento do Sul:
  1. Ana Patrícia Dubon Hernandez, de Honduras (Fisioterapia);
  2. Ernesto Joaquín dos Santos Olmedo, do Paraguai (Engenharia de Produção Mecânica);
  3. Wednes Marcellus, do Haiti (Administração Empresarial).
Experiências positivas

Os primeiros estrangeiros do programa do governo federal chegaram à Udesc em 2003 e, desde então, as aulas da universidade já foram frequentadas por estudantes de países como Angola, Cabo Verde, Camarões, Colômbia, Equador, Guiné-Bissau, Moçambique e México.

Recém-formada em Arquitetura e Urbanismo no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), mantido pela Udesc em Laguna, a cabo-verdiana Jessica Soares Silva decidiu cursar sua graduação no Brasil por influência da irmã, que já estudava no País.

"Conheci o PEC-G através do Ministério da Educação de Cabo Verde, que disponibiliza informações sobre oportunidades de estudo em países estrangeiros", conta.

Vinda da cidade de Mindelo, Jessica encontrou no Brasil aspectos culturais e sociais bastante parecidos ao seu país de origem.

Ela destaca o acolhimento e a hospitalidade dos catarinenses, que "nos fazem sentir como se realmente estivéssemos em casa".

Welcome Day

Na primeira semana de março, a Udesc promoveu o Welcome Day na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, para recepcionar cerca de 30 alunos estrangeiros que estudarão na universidade a partir deste semestre, por meio do PEC-G e de outros convênios de intercâmbio.

O evento também recebeu os graduandos brasileiros que ingressaram na universidade pelo Vestibular de Verão, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e por modalidades de transferência.


Leia mais:

01/03/2016 - Udesc convida comunidade acadêmica da Capital para recepção aos alunos estrangeiros na quinta

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007

* Esta matéria foi alterada às 16h50 desta quarta-feira, 16, devido a novas informações repassadas pela Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), da Udesc.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h