Professores, técnicos e estudantes participaram do Summit
PDI 2026-2030. Foto: Carlito Costa/Secom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) reuniu professores, técnicos e estudantes nesta quarta-feira, 22, ao longo de todo o dia, para mais uma etapa de elaboração do
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O Summit PDI Udesc 2026-2030 teve a participação de mais de 100 servidores, entre gestores, membros das comissões, representantes dos centros e das entidades estudantis e sindicais, reunidos no centro de eventos do Hotel Intercity Portofino, em Florianópolis.
O PDI é um documento que orienta a gestão da universidade ao longo de cinco anos, como explica o pró-reitor de planejamento da Udesc, Gustavo Araújo. “Os principais componentes do texto são um diagnóstico da universidade, objetivos e metas, áreas prioritárias de desenvolvimento, planejamento de recursos e participação dos públicos no PDI”, detalha o pró-reitor.
Discussão
A elaboração do PDI 2026-2030 da Udesc segue o estabelecido pela
Resolução 065/2024 do Conselho Universitário (Consuni). Ainda em 2024, a comunidade acadêmica pôde contribuir para a elaboração do documento por meio de uma consulta pública, encerrada em dezembro, como parte da etapa de diagnóstico.
Ao longo do processo, representantes dos centros e da Reitoria analisaram forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da Udesc. Também foram compilados dados da avaliação institucional, rankings universitários e indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Estadual de Educação (CEE-SC).
De acordo com o pró-reitor Gustavo Araújo, o PDI 2026-2030 deverá trazer novidades na avaliação dos objetivos propostos. “Uma inovação importante que buscamos introduzir neste PDI é a criação de indicadores específicos para a avaliação de cada área, permitindo acompanhar as metas”, explica.
Summit
O evento foi aberto com palestra do professor doutor Carlos Willians Jaques Morais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sobre "a universidade no século XXI: inovação, inclusão e planejamento institucional como alicerce estratégico". Morais destacou a necessidade de uma análise de conjuntura baseada em dados para planejar o próximo ciclo de cinco anos da Udesc.
No encontro, as informações coletas foram discutidas em sete comissões temáticas: Projeto Pedagógico, Gestão de Pessoas, Política Discente, Infraestrutura, Avaliação Institucional, Projetos Estratégicos e Finanças e Orçamento. A Comissão Executiva sistematiza esse trabalho, seguindo metodologia da Comissão Central.
Além de acompanhar reflexões sobre a universidade, os participantes do evento conheceram a metodologia para sistematização dos capítulos do PDI, a partir do trabalho das comissões. Com mediação do facilitador Sérgio Cordioli, moderador de processos participativos, também discutiram sobre a pergunta que norteou o evento (o que fará a diferença para que a Udesc consiga cumprir plenamente sua missão nos próximos 5 anos?) e outros temas propostos.
PDI
Todas as universidades do Brasil têm a obrigação de rever seu plano de desenvolvimento institucional a cada cinco anos. A exigência está na Portaria 21/2017 do Ministério da Educação (MEC). Ter o PDI atualizado é um requisito para aprovação pelo MEC do credenciamento ou recredenciamento da instituição.
As discussões durante o Summit foram a última etapa em que são coletadas contribuições da comunidade acadêmica ao documento. A versão final do PDI Udesc 2026-2030 será organizada pela Comissão Executiva e submetida à aprovação do Conselho Universitário (Consuni).
Saiba mais em
udesc.br/pdi/2026-2030.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006