Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/01/2026-15h21

Udesc se destaca em avaliação nacional da pós-graduação com notas de excelência

História e Artes Cênicas alcançam conceito 6 da Capes

Avaliações dos cursos pela Capes acontecem a cada quatro anos; resultados divulgados são referentes ao período 2021–2025. Foto: Jonas Pôrto/Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) teve dois programas de pós-graduação reconhecidos com nota de excelência na mais recente avaliação nacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada nesta segunda-feira, 12. 

Os Programas de Pós-Graduação em História (PPGH) e em Artes Cênicas (PPGAC) alcançaram conceito 6, destacando o alto desempenho acadêmico, relevância e impacto dos cursos. Os resultados referem-se ao período de 2021 a 2025 e consideram indicadores como produção científica, internacionalização e relevância das pesquisas, reunindo dados de programas de mestrado e doutorado de instituições de todo o país.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Pezzin, a conquista reflete o empenho de toda a comunidade acadêmica. “Esses resultados são motivo de grande satisfação. São fruto de um trabalho coletivo e contínuo, construído ao longo de muitos anos com a dedicação de docentes, técnicos administrativos, discentes e egressos dos programas”, afirmou.

O resultado posiciona a Udesc entre as universidades públicas de destaque no cenário da pós-graduação brasileira e amplia as oportunidades de formação qualificada, pesquisa e inovação em Santa Catarina.

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

No Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, o conceito 6 foi celebrado como um marco histórico para a comunidade acadêmica. O professor Vicente Concilio, diretor de pesquisa do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) e coordenador do PPGAC no período avaliado, considerou a conquista como um reconhecimento ao esforço e planejamento estratégico. “É muito importante celebrarmos, porque agora, com a nota 6, conquistamos um outro patamar”, afirmou. 

Ele destacou ainda a importância da internacionalização do projeto. “O PPGAC fez um esforço para ampliar a internacionalização, mas com foco na América Latina. Fomos atrás de construir uma identidade crítica e significativa para o nosso programa, como deve ser um programa de artes. Essa conquista demonstra que a aposta deu certo.”, explicou.

O atual coordenador do programa, Stephan Baumgärtel, também ressaltou o trabalho do grupo. “É um reconhecimento de uma produção artística e acadêmica consistente, uma produção compartilhada, em boa parte, entre professores e discentes”, disse. 

Para ele, a integração entre diferentes frentes na pós-graduação fez a diferença. “Fica cada vez mais nítida a importância da integração entre pesquisa e extensão, não só pesquisa e docência. A comissão de avaliação reconheceu esse trabalho contínuo e de solidariedade acadêmica ao longo de mais de dez anos.”

Programa de Pós-Graduação em História 

No Programa de Pós-Graduação em História, a conquista também foi comemorada. Silvia Arend, primeira e atual coordenadora do programa, explicou a singularidade do PPGH: “Somos o único programa no Brasil com foco em História do Tempo Presente". 

Ainda, acrescentou que a Capes destacou a qualidade das dissertações, teses e produções de docentes e alunos. “A internacionalização foi especialmente valorizada, com convênios e a atuação de docentes em instituições estrangeiras”, completou.

Mais avanços da Udesc

Além dos programas que obtiveram nota de excelência, outros cursos também evoluíram na avaliação:

  • De nota 4 para 5: Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias; Design de Vestuário e Moda; Enfermagem na Atenção Primária à Saúde; Administração; Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental
  • De nota 3 para 4: Educação Inclusiva; Ciência e Tecnologia de Alimentos

Diversos cursos também mantiveram seus conceitos, demonstrando estabilidade e qualidade das formações. Foi o caso dos programas de formação em Ciência do Solo, Produção Vegetal, Ciência Animal, Ciências do Movimento Humano, Música, Educação, Ensino de História, Administração (profissional), que seguiram com conceito 5.

Já os programas de Engenharia Florestal, Ciências Ambientais, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Física, Computação Aplicada, Química Aplicada, Design, Artes Visuais, Fisioterapia, Zootecnia e Gestão da Informação mantiveram conceito 4.

Alguns programas em rede, como o Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Celular e o Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes), ainda aguardam divulgação das notas finais. 

O pró-reitor de Pós-Graduação parabenizou todos os programas da Udesc por essa conquista e destacou que os avanços devem continuar, com investimentos em ações de internacionalização e outros eixos estratégicos.   

"Continuaremos trabalhando para que todos os programas possam elevar seus conceitos, fortalecendo cada vez mais a Udesc como uma instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação", completou Sérgio Pezzin.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Jonas Pôrto/Udesc
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h