Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/09/2019-13h54

Universidades do Sul do Brasil debatem estágio em Educação Física em simpósio na Udesc

Evento regional ocorreu no Cefid - Foto: Divulgação
Professores de instituições de ensino superior públicas, privadas e comunitárias participaram na semana passada do Simpósio Sul-Brasileiro de Estágio Curricular Supervisionado, realizado no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. 

Com o tema "Estágios na formação de professores: da legislação à atuação no contexto escolar da Educação Física", o evento foi promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física da Udesc Cefid (Laprapef) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O objetivo do encontro foi possibilitar discussões com profissionais da área da Educação Física no campo da pesquisa e intervenção acerca dos processos de construção e influência do estágio na formação permanente do professor.

A programação incluiu uma conferência de abertura, mesas-redondas, apresentação de propostas de estágio pelas instituições convidadas, salas de discussão e um painel de encerramento.

Temas abordados

Segundo os organizadores do simpósio, os debates sobre estágio abordaram questões como legislação, carga horária, distribuição das disciplinas nos semestres letivos, número de alunos, identidade docente e formação de professores, entre outros, buscando ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento das disciplinas de estágios em diferentes regiões.

Os docentes vinculado ao Laprapef destacam que a Udesc Cefid foi pioneira nessa discussão ao promover um evento com característica dinâmica e itinerante – a próxima edição será realizada no próximo ano, na UEM.

O simpósio contou com apoio da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), da Universidade do Sul de SC (Unisul) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sbecs.simposio@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento regional ocorreu no Cefid
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h