Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/04/2015-16h40

Vestibular de Inverno: Engenharia Química é o novo curso oferecido pela Udesc Oeste


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas até 4 de maio para o Vestibular de Inverno 2015. O quadro geral de todas as vagas está disponível no edital.

De acordo com o mais recente ranking do Ministério da Educação (MEC), a Udesc é a quarta melhor universidade estadual do Brasil e a 18ª no geral entre 192 avaliadas, além de ser a melhor de SC na área de ensino de graduação.

No Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), a universidade tem três cursos de bacharelado com vagas. Dois são de Chapecó, em período integral e com cinco anos de duração:
O outro curso oferecido é a novidade deste vestibular: Engenharia Química, que foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) no mês passado e funcionará em Pinhalzinho, nos turnos vespertino e noturno.

O novo curso, que tem 26 vagas nessa seleção e cinco anos de duração, não trará custos adicionais para a Udesc, que utilizará o corpo docente e a estrutura já existentes da Engenharia de Alimentos. 

Além disso, os cursos se revezarão na abertura de vagas: Engenharia de Alimentos no Vestibular de Verão e Engenharia Química no Vestibular de Inverno.

A indústria química é o foco da Engenharia Química, que formará profissionais para vários setores, como papel e celulose, cerâmica, têxtil, fertilizantes, fármacos e cosméticos, além de gás e petróleo, que é o ramo que mais tem contratado nos últimos anos.

O novo curso está dividido entre disciplinas teóricas e práticas. Desde o primeiro semestre, os alunos terão disciplinas básicas da área de Engenharia, como cálculo, e específicas, sobre assuntos como reações químicas e tecnologias.

Inscrições

O Vestibular de Inverno 2015 da Udesc tem 1.064 vagas em 36 cursos gratuitos de graduação, oferecidos em dez unidades. As inscrições podem ser feitas em www.vestibular.udesc.br até as 20h de 4 de maio, data final também para pagar a taxa de R$ 90.

Os candidatos que obtiveram isenção da taxa pelo critério socioeconômico ou por doação de sangue precisam efetivar sua participação no vestibular, devendo também se inscrever na internet.

A Coordenadoria do Vestibular da Udesc recomenda a todos os candidatos que leiam atentamente o edital, o quadro de vagas e o programa das disciplinas.

Cotas e Enem

As vagas oferecidas no Vestibular de Inverno 2015 representam 75% do total de vagas da Udesc, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Do total de vagas abertas no vestibular, 30% de cada curso estão reservadas, sendo 20% para candidatos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Provas

As provas do Vestibular de Inverno 2015 serão aplicadas em 31 de maio, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, em oito cidades de SC: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. A confirmação dos locais de cada município será divulgada a partir de 20 de maio.

Na parte da manhã, os candidatos terão de responder 50 questões objetivas, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Português e oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

À tarde, haverá redação sobre atualidades e conhecimentos gerais e mais 50 questões objetivas: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

Vestibular EAD

Até 4 de maio, a Udesc também ficará com inscrições abertas para 320 vagas de Pedagogia a Distância no Vestibular EAD, com taxa de inscrição de R$ 50. 

As provas também ocorrerão em 31 de maio, mas apenas à tarde, das 15h às 19h30, e terão uma redação e 30 questões objetivas (História, Geografia, Matemática e Português).

Conforme aponta o edital, os candidatos poderão fazer as provas nos municípios onde há vagas para Pedagogia a Distância: Caçador, Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Lages, Palmitos, São Miguel do Oeste e Treze Tílias.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular pelos telefones (48) 3321-8098 e 8147, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br.

Acompanhe as notícias pelo Twitter e pelo Facebook.

Leia mais:

06/04/2015 - Inscrições do Vestibular de Inverno 2015 e do Vestibular EAD da Udesc estão abertas

19/12/2014 - Avaliação do MEC reafirma que Udesc é quarta melhor estadual do Brasil e 18ª no geral

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h