1956 – Em 9 de outubro, a Lei Estadual 1.520 cria a Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ). A faculdade, no entanto, só seria implantada em 1965. Mais tarde, a FEJ daria origem ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT – Udesc Joinville).
1963 – Em 8 de maio, a Lei Estadual 3.191 cria em Florianópolis a Faculdade de Educação (Faed) – hoje Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed). O curso de Pedagogia iniciaria as aulas em 1964.
1964 – Em 16 de outubro, a Lei Estadual 3.530 cria, em Florianópolis, a Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) – hoje Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). O curso de Administração iniciaria as aulas em 1966.
1973 – Em 6 de fevereiro, os decretos federais 71.810 e 71.811, autorizam a criação da Escola Superior de Medicina Veterinária (Esmeve) – atual Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV – Udesc Lages) – e da Escola Superior de Educação Física (Esef), hoje Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no bairro Coqueiros, em Florianópolis. A Esef foi a primeira unidade não prevista no decreto de criação da universidade.
1974 – Primeiro vestibular com vagas para o curso de Educação Artística, da Udesc Faed, com habilitações em Música, Artes Plásticas e Desenho. Mais tarde, este curso daria origem ao atual Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).
1979 – São inaugurados o campus atual da Udesc Joinville e o campus-sede da universidade no bairro Itacorubi, em Florianópolis, para onde é transferida a Esag, a Reitoria e, bem mais tarde, a Faed (todas funcionavam antes no Centro da Capital).
1980 – O curso de Agronomia, o último previsto no decreto de 1965 que criou a Udesc, é implantado em Lages. Portaria 262 cria o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), reunindo os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.
1985 – Udesc obtém reconhecimento federal como universidade. No campus do bairro Itacorubi, em Florianópolis, a Portaria 179 do Reitor da Udesc cria o Centro de Artes (Ceart), que passa a oferecer o curso de Artes Cênicas e incorpora a Licenciatura em Educação Artística, até então da Faed.
1991 - Núcleo de Apoio Pedagógico (Nape), ligado à Faed, passa a oferecer ações de capacitação de professores que dariam origem mais tarde ao primeiro curso de graduação da Udeesc na modalidade de educação a distância (EAD), o de Pedagogia.
1994 – Udesc cria o curso de Tecnologia Mecânica – Produção Industrial em Móveis, em São Bento do Sul, como unidade avançada da Udesc Joinville. Essa unidade daria origem em 2006 ao Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan – Udesc Planalto Norte).
1999 – Udesc cria seu primeiro curso na modalidade de educação a distância (EAD), o de Pedagogia. As aulas começam em 2000. Dois anos depois, o curso daria origem ao Centro de Educação a Distância (Cead), com sede no campus de Florianópolis.
2001 - Curso Sequencial de Formação Específica em Tecnologia de Produtos Alimentares Regionais, com turmas em Pinhalzinho e São José do Cedro, é aprovado pelo Consuni em dezembro. O curso começa as aulas em março de 2002 e daria origem ao campus da Udesc no Oeste de SC.
2002 - Udesc oficializa a criação do Centro de Educação a Distância (Cead), com a Resolução 055 do Consuni.
2003 – Com recursos garantidos pela Lei Complementar Estadual 243, Udesc cria o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO – Udesc Oeste), com sede em Chapecó e unidades avançadas em Pinhalzinho e Palmitos, que iniciaria as aulas em março de 2004.
2005 – Udesc cria unidade avançada da Esag em Balneário Camboriú, com a graduação em Administração Pública, primeiro curso presencial da universidade no Vale do Itajaí.
2006 – Udesc cria novos centros em três regiões do Estado. A unidade avançada da Udesc Joinville em São Bento do Sul torna-se o Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan – Udesc Planalto Norte). Em Ibirama, a incorporação de uma instituição privada cria o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi – Udesc Alto Vale). Também é criado o Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres – Udesc Laguna), que inicia as aulas do curso de Arquitetura e Urbanismo em 2008.
2010 – Udesc cria o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi – Udesc Balneário Camboriú), com o curso de Engenharia de Petróleo. Em 2014, o novo centro incorpora o curso de Administração Pública que já funcionava na cidade, então vinculado à Esag.
2020 – Pandemia de Covid-19 suspende aulas presenciais por 2 anos. Emergência sanitária tem o efeito colateral de intensificar adoção de metodologias híbridas de ensino. Udesc expande o campus-sede em Florianópolis ao incorporar o prédio da antiga sede da Telesc, do outro lado da Avenida Madre Benvenuta.
2021 – Decreto Estadual 1.585 cria o Centro de Ensino Superior do Meio-Oeste (Cesmo – Udesc Meio-Oeste), em Caçador, O novo centro foi oficializado pela Resolução 092 do Consuni em dezembro de 2022. As aulas do curso de Sistemas de Informação começariam em 2023.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.



