O que é plágio acadêmico?
São práticas que envolvem “[...] a utilização de ideias ou formulações verbais, orais ou escritas de outrem sem dar-lhe por elas, expressa e claramente, o devido crédito, de modo a gerar razoavelmente a percepção de que sejam ideias ou formulações de autoria própria” (FAPESP, 2014, p. 31).
Má conduta científica que afeta a integridade ética da pesquisa científica (FAPESP, 2014).
Plágio é Crime!
No art. 184 do Código Penal está previsto que: “Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:
Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa”. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003).
Lei de Direitos Autorais N° 9.610/1998, descreve as medidas cíveis para quem violar os direitos do autor. O material pode ser retirado de circulação e exigida indenização ao detentor dos direitos autorais.
O que acontece se eu cometer plágio na Universidade?
Pode responder a Processo Administrativo e se confirmado o plágio, poderá ter seu título (bacharel, licenciado, mestre, doutor) cassado e/ou perder o vínculo com a Universidade.
Como posso evitar o plágio?
Sobre a Comissão
A Comissão de Combate ao Plágio e Má-Conduta em Pesquisa foi designada por meio de Ato do Reitor nº 259, de 03/11/2020, sendo composta pelos seguintes membros: Marcela Reinhardt de Souza, Luiza da Silva Kleinubing, Orestes Trevisol Neto, Anderson Mendes, Tânia Brusque Crocetta, e Vera Regina Martins Collaço.
Desde 2019 a comissão atua no combate ao plágio e má conduta em pesquisa na Udesc. Algumas ações da comissão foram estudos para indicação de sistemas de verificação de similaridade em textos - como o Similarity Check usado atualmente, campanhas nas redes sociais e palestras para dialogar com a comunidade acadêmica e externa.
Para informações sobre a verificação de plágio acesse no Menu Serviços a opção Verificação de Plágio.
Para mais informações, acesse o Folder da Campanha, clique aqui!