O curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos está totalmente direcionado às características e potencialidades sócio-econômicas do Oeste catarinense, que é reconhecidamente um pólo industrial do setor alimentar. No núcleo profissionalizante, há disciplinas como fenômenos de transporte, operações unitárias, processamento industrial de produtos alimentícios, química, bioquímica e microbiologia de alimentos.
O profissional egresso estará preparado para atuar em todos os setores da industrialização de alimentos, incluindo: processos produtivos; projetos industriais; desenvolvimento de novos produtos; controle de qualidade, bem como pesquisa, sempre visando a otimização dos recursos e o aumento da produtividade aliados à preservação do meio ambiente e da saúde pública.
O engenheiro alimentar deve ter competências adequadas à concepção, planeamento e gestão. O profissional deve estar apto para desenvolver novos produtos e novas tecnologias, aliando o conhecimento de ciência e tecnologia, otimizando os recursos disponíveis, reduzindo desperdícios e aproveitando os recursos naturais. Deve, ainda, trabalhar segundo normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental.