O curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca tem por finalidade formar engenheiros críticos e criativos, capazes de identificar, analisar e propor soluções preventivas e de gestão de problemas encontrados no setor pesqueiro, procurando compatibilizar o desenvolvimento do estado e do país, assim como a preservação racional do seu meio ambiente, entendendo-o como fundamental para a qualidade de vida e sobrevivência humana.
Este engenheiro encontra espaço nas indústrias de pescados, em fazendas aquáticas e em órgãos públicos. Pode prestar consultoria, ensino e pesquisa voltadas para a busca de novas tecnologias de cultivo sustentável. É habilitado para trabalhar em estações experimentais de psicultura em todas as áreas da produção pesqueira; em projetos de defesa do meio ambiente
É um profissional de formação generalista, que atua no cultivo, captura e industrialização de peixes e de frutos do mar. Suas atividades básicas são o planejamento e o gerenciamento das atividades pesqueiras voltadas para a industrialização e para a comercialização do pescado. Pode supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar serviços técnicos; e efetuar vistorias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.