O curso de Bacharelado em Engenharia do Petróleo, além de alinhado às atuais tendências do mercado nacional e internacional, apresenta-se com um importante instrumento para a formação de profissionais, com sólida base técnica e científica, aptos a trabalhar em todos os ramos relacionados à indústria e cadeia produtiva do petróleo.
O Engenheiro de Petróleo está apto a atuar em empresas nas diversas fases na cadeia produtiva do petróleo, gás natural, de biocombustíveis, energias e atividades afins. Outra área de trabalho é em organismos governamentais relacionados à área do petróleo e da exploração da camada de Pré-sal, além de instituições de ensino e pesquisa no segmento.
O acadêmico precisa gostar de estudar ciências, geografia, geologia, química e física. É importante dominar outros idiomas, além de ter capacidade de se comunicar e trabalhar em equipes multidisciplinares. Também é recomendável estar disposto, quando formado, a passar semanas embarcado, isolado e concentrado no seu trabalho, em plataformas em alto mar, por exemplo.