Esta linha de pesquisa visa refletir sobre as políticas públicas que envolvem o Ensino Médio de Santa Catarina, principalmente a partir da Reforma Nacional do Ensino Médio, decretada em 2016: Ensino Médio em Tempo Integral (Lei 13.415/2017). Os/as pesquisadores/as dessa linha de pesquisa procuram investigar e compreender as políticas de acesso e permanência propostas pela Secretaria da Educação Catarinense e como elas se objetivam de fato nas escolas e na vida dos adolescentes matriculados nesta etapa de ensino. A permanência dos estudantes é um importante nó a ser compreendido e modificado, visto que a taxa de evasãoescolar em 2014 e 2015 foi de 10% no Ensino Médio Catarinense (Fonte:INEP). As pesquisas desta linha versam sobre: cotidiano escolar, violências, culturas estudantis, relações da escola com outras instituições (Conselhos Tutelares e Promotorias de Justiça da Infância e Juventude),elaboração de perfis sócio histórico de estudantes, além de analisar as propostas e aplicações de políticas atuais que combatem a evasão escolar: NEPRE e APOIA. Além dessas temáticas a linha propõe pesquisar as políticas públicas de avaliação do ensino médio adotadas no Estado, seus resultados, limites e consequências a qualidade desse nível de ensino e também as Políticas de Inclusão, como estão sendo aplicadas e seus resultados.