Afetividade, vínculos e processos de aprendizagens: tecendo redes, fortalecendo quilombos.
No Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/NEAB da UDESC, as redes de afeto dão elementos conectivos e a diversidade é um dos elementos essenciais na tessitura de um coletivo, como forma de transformação social e alargamento da intelectualidade. O acolhimento, a colaboração, a diversidade e as trocas ricas potencializam o grupo, criando vínculos, resgatando memórias, preservando patrimônios e fortalecendo as ações.
Foi nessa tessitura que iniciamos oficialmente as ações do NEAB/UDESC que completa 22 ANOS em 2025 e laboratórios, núcleos e programas parceiros!. É preciso dar as mãos, estabelecer a escuta, cuidar dos afetos e fortalecer a diversidade intelectual. Estamos juntos/as/es!
Em 2023, o primeiro encontro teve como temática: Caminhando com Antonieta de Barros. Ele nasceu nas aulas de Políticas Públicas e Legislação do Departamento de Química, junto aos licenciados, no primeiro semestre de 2023. Cresceu em sua proposta envolvendo os Departamentos de Física e Matemática como possibilidade de discussão temática na formação inicial de professores e professoras.
No ano passado, 2024, o tema foi: Memórias e Narrativas que nos transformam, e ganhou ainda mais pessoas e grupos da cidade e fora dela nas suas discussões, o que nos mobilizou a dar continuidade em 2025.
Neste ano, vamos dar visibilidade a esses Sujeitos da História, trilhando o porvir, e constituindo uma sociedade que se deseja mais inclusiva, com justiça social e equidade e mais humana, mas sobretudo tem consciência que gesta um porvir revolucionário.
O III Encontro Étnico-Racial tem por objetivos:
Essas são algumas das ações do coletivo do NEAB, em comemoração aos seus 22 ANOS! Estamos preparando mais ações ainda para 2025!
Vem com a gente! Sigam nossas redes sociais @neab_udesc
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.



