Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/05/2019-10h35

Acadêmica da Udesc Joinville é selecionada para programa estudantil nos EUA

 
Fernanda Teresinha da Silva na apresentação do seu trabalho de conclusão de curso - Foto: Divulgação
Uma aluna do curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville foi selecionada para participar do programa estudantil “Juventude, Educação e Fechamento de Lacunas de Habilidades”, nos Estados Unidos.

Até ser aceita no programa, Fernanda Teresinha da Silva, 26 anos, passou por quatro etapas de seleção. A primeira etapa foi realizada na Udesc, pelo Education USA, órgão do governo americano que orienta acadêmicos de graduação e pós-graduação sobre intercâmbio estudantil nos Estados Unidos. A Udesc é a primeira instituição de ensino superior catarinense a sediar uma unidade do escritório.

A segunda etapa ocorreu no Consulado de Porto Alegre, em seguida no Consulado Geral em São Paulo e a seleção final foi realizada em Washington. A resposta da aprovação veio em 25 de abril, quando a acadêmica recebeu uma ligação de Pedro Girardello da Costa, conselheiro do Education USA.

“É uma honra ter sido escolhida, ainda mais em um processo tão disputado. Já me sinto realizando mais um sonho! Este programa vai muito ao encontro do que acredito, que nossa geração precisa fazer a diferença no mundo e esta é uma oportunidade enorme de encontrar outros jovens com esta mesma inspiração. Espero poder aproveitar esta oportunidade ao máximo e, se tudo der certo, estou comprometida em disseminar todo conhecimento que trouxer dessa experiência”, declarou Fernanda.

Com duração de cinco semanas, o intensivo programa de pós-graduação iniciará em junho e será todo realizado em inglês. Hospedado por uma instituição de ensino superior americana, o programa é bancado pelo Departamento de Estado Americano, do qual o Education USA faz parte.

O curso irá explorar como os avanços em tecnologias como inteligência artificial, automação e robótica estão moldando a maneira como as pessoas trabalham, onde atuam e as habilidades e a educação necessárias para trabalhar. Além disso, o curso irá expor os participantes à questões globais no contexto do futuro do trabalho, examinando as tendências educacionais, sociais e econômicas.

Com uma abordagem interdisciplinar, o programa acadêmico examinará o papel das instituições de ensino dos EUA, particularmente faculdades comunitárias, na preparação dos americanos com as habilidades necessárias para ter sucesso em várias indústrias e setores, incluindo negócios, tecnologia, ciência, educação superior, artes criativas e outros campos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville*
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930

* Esta matéria foi atualizada às 20h35 de 3 de maio de 2019.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h