Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/11/2016-16h37

Adaptação de peça teatral de Dias Gomes será apresentada pela Udesc em Chapecó e Joaçaba

Encenações têm alunos de Teatro - Arte: Divulg.
Alunos do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, apresentarão a adaptação da peça "A invasão", de Dias Gomes, em duas cidades catarinenses.

Na quinta-feira, 3, às 19h30, o espetáculo ocorrerá no Plenário do Bloco G da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). No sábado, 5, às 20h30, será a vez do Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba.

Dirigida pelo professor Stephan Baumgartel, do curso de Teatro da Udesc Ceart, a montagem conta com a participação de elenco formado por 19 integrantes. Na história, atores e atrizes representam um grupo de favelados do Rio de Janeiro que, após perder seus casebres de madeira em uma enxurrada, se refugia em um prédio abandonado ao lado do Maracanã.

Conforme a chefe do Departamento de Artes Cênicas, Daiane Dordete, o espetáculo é oriundo da disciplina de Montagem Teatral e também será apresentado em outras cidades catarinenses.

"A circulação de mais espetáculos artísticos pelo Estado é muito importante, porque mostra o potencial criativo da nossa universidade", destaca o coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon. "A peça original estreou em 1962 e, depois de seis anos em cartaz, teve sua apresentação proibida pela ditadura militar."

Sinopse

A peça "A invasão", de Dias Gomes, foi escrita em 1960 e enfoca o proletariado urbano como massa, não sendo possível a emergência do protagonismo ou a unidade de ação.

Na época, sua fonte de inspiração veio dos constantes desabamentos em morros cariocas durante os temporais de verão. Texto dos mais polêmicos das obras de Dias Gomes, estreou em 1962, sendo proibido pelo AI-5, seis anos depois.

Serviço:

O QUÊ: Encenação da peça "A invasão".
QUANDO: Quinta-feira, 3, às 19h30.
ONDE: Plenário do Bloco G da Unochapecó, Avenida Senador Attílio Fontana, nº 591-E, Bairro Efapi, Chapecó.
QUANTO: Evento gratuito.

O QUÊ: Encenação da peça "A invasão".
QUANDO: Sábado, 5, às 20h30.
ONDE: Teatro Alfredo Sigwalt, Rua Roberto Trompovski, nº 63, Centro, Joaçaba.
QUANTO: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia). Ingressos à venda na bilheteria do teatro.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h