Luara e a orientadora Claudione, receberam prêmio pelo
projeto “Quando a Cidade Pedala: Proposta de Sistema
Cicloviário para Laguna (SC)
A estudante Luara Motta de Farias, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Bicicleta Brasil 2025. O projeto “Quando a Cidade Pedala: Proposta de Sistema Cicloviário para Laguna (SC)” foi selecionado entre mais de 400 de todo o país. Luara é aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da
Udesc Laguna. O trabalho foi orientado pela professora Claudione Fernandes de Medeiros.
Promovido pelo Programa Bicicleta Brasil, da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, o prêmio reconhece iniciativas que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte. Nesta edição, concorreram propostas de instituições de ensino, poder público, setor privado e organizações da sociedade civil, em 24 categorias.
O projeto ficou em primeiro lugar na categoria Instituições de Ensino Superior, na modalidade Planejamento. O estudo propõe um sistema cicloviário integrado para a cidade de Laguna, com soluções para tornar o deslocamento de bicicleta mais seguro e acessível. O estudo inclui diagnóstico da mobilidade urbana, análise dos deslocamentos da população, reorganização das vias, estratégias de sustentabilidade e saúde pública e implantação de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e ciclopontos.
Para a orientadora, Claudione de Medeiros, o prêmio é um reconhecimento do trabalho acadêmico e da universidade pública. “Ver Luara conquistar o primeiro lugar em um prêmio nacional é motivo de grande orgulho”, disse a professora. “É um reconhecimento que fortalece a formação acadêmica, inspira outros alunos e contribui diretamente para o desenvolvimento da nossa cidade”, completa.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935