Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/09/2019-17h46

Alunos da Udesc realizam apresentação cênica sobre infância na biblioteca em Florianópolis

Graduandos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizarão performances na Biblioteca Central, localizada no campus Itacorubi, abordando histórias de infância. As apresentações serão gratuitas e abertas ao público nos dias 1º, 7 e 17 de outubro, às 20h.

A performance é resultado das disciplinas de Interpretação Teatral IV e Voz IV e é coordenada pelas professoras Heloisa Marina e Barbara Biscaro, do Departamento de Artes Cênicas (DAC). Após uma investigação teórica e prática realizada em aula, o trabalho dos acadêmicos é aberto à comunidade, buscando aproximar o conhecimento produzido na universidade e a sociedade.

Cerca de trinta performers contarão narrativas ficcionais e reais de infâncias em diferentes contextos, ocupando a biblioteca do campus. O público poderá transitar entre as cenas, em uma dinâmica diferente das de peças de teatro tradicionais. Todos são convidados a participar ativamente de uma experiência que resgata a infância e a analisa de maneira crítica.

Confira a sinopse da apresentação: 

“Por que narrar as infâncias? Em face de um mundo doente, esquecido das belezas prosaicas do cotidiano, os artistas convidam o público a olhar para a vida através dos olhos da criança: esse olhar fantástico e criativo, que torce a realidade, desnaturaliza as convenções sociais e convida o adulto a revisitar suas certezas sobre o mundo. Traumas, dores, brincadeiras, amores profundos, os vínculos com a casa, com as pessoas, com a natureza e com os animais. Tudo isso faz parte da experiência infantil que inicia, a cada um de nós, a aventura de viver. 

Ninar um mundo doente se revela, na atualidade, um ato político. Partindo da experiência do sensível que a arte pode proporcionar, a performance busca fazer emergir o reconhecimento do humano frente a barbárie. É necessário reconhecer a fragilidade da infância, que é defendida de forma hipócrita nos discursos, mas, ao mesmo tempo, é tão pouco valorizada e cuidada como direito fundamental do ser humano em nossa sociedade através de políticas públicas reais. Se os adultos não podem ninar as crianças de nosso tempo, cegos pelo ódio e pelo poder, que a memória das crianças que fomos possa ninar adultos que perderam o contato com o humano dentro de si” .

Serviço:

O QUE: Apresentação “Narrativas de infâncias para ninar um mundo doente”.
QUANDO: 01, 07 e 17 de outubro, às 20h.
ONDE: Biblioteca Central - Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. Ingressos distribuídos no local, meia hora antes da performance de cada dia.
CLASSIFICAÇÃO: Livre (recomendado para maiores de 8 anos). Atenção, não é uma peça infantil.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h