Professora Solange Cristina é coatuora de estudo
publicado pela Revista Educação Especial - Arte: Div.
A professora
Solange Cristina da Silva, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é uma das autoras do artigo "O que é autismo? Reflexões críticas a partir da neurodiversidade e dos estudos da deficiência", publicado na
Revista Educação Especial.
Acesse o artigo.
O estudo faz parte do volume 38, edição 1 da publicação, e integra a seção dedicada à revisão de literatura e estudos teóricos. Os demais autores são as pesquisadoras
Giovanna Nicolau e
Marivete Gesser, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e o pesquisador
Pablo de Assis, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Conforme os autores, o artigo investiga o autismo "sob uma perspectiva decolonial, criticando o modelo médico que o define como uma doença a ser corrigida".
Valorizar a singularidade
"O objetivo do estudo é compreender o autismo como uma neurodivergência, valorizando as singularidades dos corpos autistas, em vez de tratá-los como desvios", afirmam.
"A pesquisa usa a revisão narrativa como metodologia, para dar voz às experiências autistas, e foi fundamentada em teorias da deficiência, neurodiversidade, estudos feministas e na perspectiva neuroqueer", complementam.
Um dos resultados da abordagem é "promover a emancipação dessas identidades, desafiando as exclusões e violências impostas por um contexto social normativo".
Segundo os pesquisadores, o artigo enfatiza a necessidade de transformar as narrativas e práticas que envolvem pessoas autistas, contribuindo para uma compreensão mais ampla das diversidades neurológicas.
"Ao destacar a importância do acolhimento e da inclusão social, a conclusão incentiva mudanças que respeitem e valorizem as identidades neurodivergentes", destacam.
Sobre os autores
Solange é docente do Departamento de Educação a Distância e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) na Udesc Cead, onde leciona e atua como orientadora na graduação e na pós-graduação.
É coordenadora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) e membro dos grupos de pesquisa Núcleo da Deficiência, da Ufsc, Educação, Artes e Inclusão, da Udesc, e da rede Traduzir-se: autismo em primeira pessoa.
No Profei, ela foi orientadora de duas dissertações de mestrado que investigam o autismo e a educação, e orienta atualmente mais duas pesquisas na mesma área; e foi coorientadora de outros três estudos sobre o tema.
Giovanna Nicolau é psicóloga autista e doutoranda em Psicologia Social e Cultura pela Ufsc, com especializações por instituições internacionais. Marivete Gesser é professora do Departamento de Psicologia da Ufsc, onde leciona e orienta na graduação e na pós-graduação, e coordena o Núcleo de Estudos da Deficiência (NED). Pablo de Assis é pesquisador da UFPR, doutor em Psicologia Clínica e professor no Centro Universitário UniDomBosco e na Universidade Positivo.
Sobre a revista
Criada em 1986, a Revista Educação Especial é publicada pela Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), com artigos de relatos de pesquisa e de revisão de literatura "que contribuam para o campo da Educação Especial e que sejam de interesse para um público nacional e internacional".
Atualmente, o periódico conta somente com a versão eletrônica, que inclui cerca de 85 artigos por ano, em publicação contínua.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454