Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/05/2021-18h02

Biblioteca da Udesc Lages oferece atendimento virtual para comunidade acadêmica

Biblioteca oferece atendimento on-line nas segundas, quartas e sextas-feiras das, 14h às 17h - Foto: Arquivo
A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, lançou, esta semana, o Serviço de Referência Virtual (SRV), que consiste no atendimento on-line da comunidade acadêmica, em tempo real, pelo aplicativo Bookings, do Office 365.

O serviço é oferecido por agendamento e o atendimento acontece por videoconferência, pela ferramenta Microsoft Teams. Para ser atendido, é necessário acessar este formulário eletrônico, preencher os dados de identificação, escolher data e horário e informar o motivo do atendimento no campo "no que podemos ajudar?".

O usuário receberá um e-mail com a confirmação do agendamento e o link de acesso para a reunião. Mesmo após a confirmação da reserva, a ferramenta permite reagendar ou cancelar a reunião. "O serviço aproxima a biblioteca de seus usuários com o objetivo de dirimir dúvidas, anseios e demandas informacionais quanto à vida acadêmica", diz a coordenadora da biblioteca, Ana Paula Sehn.

A Biblioteca Setorial da Udesc Lages é o primeiro setor da universidade a oferecer o serviço, como projeto piloto. A intenção é que, posteriormente, os demais setores do centro realizem o atendimento virtual, bem como as demais bibliotecas da Udesc.

Calendário de atendimento

O atendimento virtual da biblioteca é oferecido nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, a cada 30 minutos. É possível agendar atendimento até quatro horas antes dos horários disponíveis no calendário, sendo que este está aberto para agendamento para o período de uma semana.

Confira no vídeo a seguir a simulação de um atendimento on-line, realizada pela coordenadora da biblioteca e pelo diretor de Ensino da Udesc Lages, André Thaler Neto, para mostrar como funciona o serviço.



Atendimento presencial

O atendimento presencial da biblioteca para empréstimo e devolução de livros, durante a pandemia, está acontecendo nas terças e quintas-feiras, das 13h às 18h. Não é necessário agendamento e está funcionando o sistema de auto empréstimo e de devolução, no qual não é necessário passar pelo balcão.

Outros serviços

A biblioteca disponibiliza vários tutoriais, capacitações e documentos que podem ser conferidos na página da BU e no canal da BU no YouTube. "Porém, algumas demandas de informação necessitam contato direto com o bibliotecário ou com a equipe, como buscas específicas em bases de dados, fluxogramas internos, trabalhos acadêmicos, entre outras. E aqui estamos. O SRV é fácil, prático, objetivo e dinâmico", completa a Ana Paula, ressaltando a importância do atendimento em tempo real.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h