Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/11/2020-18h35

Bibliotecas da Udesc agilizam serviços com implantação de sistema de autoatendimento

Melhoria agiliza empréstimo de livro - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fez investimento de R$ 1.181.182,80 para instalar terminais de autoatendimento nas 11 bibliotecas da instituição, além de estações de trabalho e leitores de inventário, que identificam as etiquetas coladas nos livros.

O objetivo é permitir autonomia e agilidade ao usuário para emprestar e devolver livros, já que a tecnologia é integrada ao sistema de gestão da biblioteca, o Pergamum.

"Com a nova tecnologia, foi possível melhorar a organização do acervo, tornando mais fácil localizar materiais perdidos nas estantes ou escondidos nas bibliotecas", diz a coordenadora da Biblioteca Universitária (BU), Luiza da Silva Kleinubing. Segundo ela, o sistema ainda previne furtos e facilita a realização de inventários.

Modernização e segurança

No início de 2019, a universidade estadual realizou investimento de mais de R$ 1,5 milhão na implantação do sistema de identificação por radiofrequência (RFID) no seu acervo.

"A identificação por radiofrequência passou a ser usada pelas 11 bibliotecas da Udesc e permite que etiquetas RFID coladas nos materiais sejam automaticamente identificadas por um receptor de rádio", explica Luiza.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a BU, pelo e-mail luiza.kleinubing@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h