Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/10/2022-17h04

Concerto Raízes II chega a Udesc Ceart na segunda-feira

Concerto formado por músicos da graduação e da pós-graduação em música da Udesc encerra temporada em casa

Imagem: Divulgação.
A série de apresentações dos concertos “Raízes II”, viabilizadas por meio do Prêmio do Edital Campus de Cultura 2022, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), chega em na última apresentação da temporada, nesta segunda-feira (10), às 19h, no Auditório do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes, Design e Moda. A entrada é gratuita e o espetáculo é aberto a todos os públicos.

Sob a coordenação da professora Maria Bernadete Castelan Póvoas, Raízes II é formado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e de Música do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart). O grupo é formado por 10 músicos, no piano, canto e violão: Alexandre Dietrich, David Ardigo, Luis Claudio Barros, Maria Bernardete Castelan Póvoas, Weliton de Carvalho, Kaio Moraes, Eduardo Trojan, Eduardo Moreira de Medeiros, José Rui Fernandes Pedroso e Leonardo Mueller.

O programa do concerto contempla obras musicais de compositores brasileiros como Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth e outras manifestações de origem ibérico-latina. No repertório serão explorados ritmos brasileiros e componentes musicais mesclados por origens diversas que são agregados à cultura nacional, representados em danças como o Frevo e o Samba, em rituais como o Maracatu, além da Valsa, o Chorinho e a Seresta. De acordo com os músicos são apresentadas composições nas quais a inspiração se ateve aos elementos musicais rítmicos e melódicos de tradições populares, apresentadas de forma a criar concepções performáticas que agregam valores de tradições culturais. 

Durante o concerto são realizados comentários sobre a história dos compositores, sua contextualização histórica, além de informações sobre as obras apresentadas. Os músicos estarão interagindo com o público, realizando a exposição dos comentários de forma didática, clara e objetiva.

Serviço
O quê: Concerto Raízes II;
Quando: 10 de outubro, segunda-feira, às 19h;
Onde: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart ;
Quanto: gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h