Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/09/2023-19h30

Conversa com Caroline Alciones sobre escultura sonora é promovido pela Udesc Ceart na quinta

"Alguma coisa comentada" chega na 6ª edição e é promovido pelo programa de extensão Sala de leitura|Sala de escuta do DAV

 
A 6ª edição do evento Alguma coisa comentada do programa de extensão Sala de leitura|Sala de escuta, do Departamento de Artes Visuais (DAV) da Udesc Ceart, acontece nesta quinta-feira, 14 de setembro, às 15h, em formato online. O encontro, gratuito e aberto à comunidade, convida a investigadora Caroline Alciones para a conversa Escutar no escuro, caminhar a nuvem.

Caroline investiga a sonoridade na obra do artista Cildo Meireles, trazendo reflexões em torno do disco Mebs/Caraxia (1970-1971) e da obra Volátil (1980-1994). “A partir de dois gráficos, Cildo Meireles criou uma escultura sonora em diálogo direto com a topologia. Vamos reconhecer a relação do artista com o som e avançar na direção das obras que, mesmo sem ser projetadas, o sonoro se apresenta”, diz a pesquisadora.

A partir dessa conversa será desenvolvida uma análise da instalação Volátil, obra em que, ao adentrar e caminhar, o sujeito fenomenológico – parte que compõem esse espaço, se verá imerso em uma nuvem de silêncio. A discussão recorre aos estudos da topologia, da fenomenologia da percepção e de noções como silêncio, ruído e imagem sonora para instigar comentários sobre uma escuta noturna relacionada às duas obras.

Caroline Alciones é membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Arte e Democracia: estudos críticos das práticas artísticas no contemporâneo e do Grupo de Pesquisa (CNPq) O Som Atravessado. Sua tese de doutorado investigou o sonoro na obra de Cildo Meireles, tendo apresentado os resultados da pesquisa em periódicos acadêmicos e em congressos em cidades como Nova York (EUA), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Madri (Espanha), além de diversas cidades brasileiras.

Sobre o projeto
Alguma coisa comentada consiste em conversas públicas entre artistas, docentes e pesquisadores, presencialmente e/ou on-line. A iniciativa promove intercâmbios e interlocuções sobre publicações de artistas, projetos/processos sonoros, escritas de artista e suas articulações com diferentes contextos. A coordenação conta com a colaboração de Aline Dias (UFES, pós-doutoranda no PPGAV/Udesc) e de Claudia Zimmer (IFC), além de uma equipe de colaboradores que desenvolvem pesquisas no DAV e PPGAV da Udesc, e integrantes do grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (Udesc/CNPq). Sala de leitura|Sala de escuta é coordenado pela professora Raquel Stolf, do DAV.

Além dos eventos com as conversas, o programa realiza outras ações, como o Projeto Acervo sl-se – que visa organizar e catalogar um acervo de publicações de artista (impressas e/ou sonoras), para consulta local e online – e a Oficina Laboratório de leituras, ranhuras, escritas e escutas, prevista para ocorrer presencialmente de agosto a outubro.

Próxima edição
Helene Sacco - 28/09 - Escrever de dentro para dentro

Serviço
O quê: Alguma coisa comentada – Escutar no escuro, caminhar a nuvem – Conversa com Caroline Alciones.
Quando: 14 de setembro, às 15h.
Onde: Plataforma zoom, através do link com acesso do ID da reunião 869 6929 4071 e senha 881366.
Quanto: Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
Mais informações: saladeleiturasaladeescuta@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h