Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/05/2026-19h08

Curso de extensão da Udesc incentiva participação das mulheres na vida pública

Evento em Lages terá sessão solene de lançamento - Arte: Divulgação
Em 26 de maio, das 13h30 às 16h30, o município de Lages, na Serra Catarinense, receberá o 1º Encontro de Articulação Formativa para o Enfrentamento de Violência contra Mulheres, realizado pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e parceiros. O evento ocorrerá no auditório da Universidade do Planalto Catarinense (UNiplac). Acesse o formulário para se inscrever.

O evento contará com o lançamento do curso de extensão Mulheres em movimento no território catarinense: Fortalecendo a democracia e ampliando espaços de decisão, que será ministrado de junho a outubro, em formato híbrido.

A formação terá atividades virtuais síncronas e assíncronas e também presenciais, de forma itinerante nos municípios participantes. A carga horária total será de 120 horas, com quatro módulos de 30 horas cada (veja os conteúdos abaixo). As inscrições podem ser feitas pela internet. 

Coordenada pela professora Cléia Demétrio Pereira, a curso tem como objetivo "promover a participação das mulheres nos espaços de decisão e no controle social das políticas públicas, com foco na criação de Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e no fortalecimento dos já existentes".

A formação é voltada a mulheres engajadas em suas comunidades locais, lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais, representantes de associações e sindicatos, estudantes e cidadãs interessadas no tema. Confira os módulos:

  • Módulo 1: Direitos de Meninas e Mulheres violência de gênero
  • Módulo 2: Participação social e controle democrático
  • Módulo 3: Conselhos municipais de direitos – aspectos políticos e práticos
  • Módulo 4: Monitoramento da violência contra meninas e mulheres e redes de apoio em SC

Parceiros

A iniciativa mobiliza, na Udesc Cead, o Laboratório de Direitos Humanos (LabDH), por meio do programa de extensão permanente Educação em Direitos Humanos das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade (VII Edição); o Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex); o Laboratório Centro de Estudos Aplicados ao Desenvolvimento Regional (LabCDR); e o programa Saúde e Cidadania, com apoio da Direção de Extensão.

Na universidade estadual catarinense, também participam o Laboratório de Participação e Controle Social (CTRL+S), da Udesc Balneário Camboriú, e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab Udesc). Demais parceiros incluem a Uniplac, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-SC) e a Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, dentre outros.

A ação é alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o número 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cleia.pereira@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento em Lages terá sessão solene de lançamento
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h