Plataforma Udesc Corporativa visa ampliar e
personalizar capacitações - Arte: Divulgação
Técnicos e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já podem acessar o novo ambiente virtual de aprendizagem para servidores da instituição: a plataforma
Udesc Corporativa.
Acesse a plataforma.
Gerenciada pela
Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), da Pró-Reitoria de Administração (Proad), a ferramenta, adquirida por pregão eletrônico, foi elaborada para oferecer capacitação, treinamento e desenvolvimento aos quase dois mil servidores da Udesc.
"É uma solução de educação corporativa bastante atrativa e intuitiva, que engaja, direciona e monitora os resultados e a aprendizagem dos servidores da universidade de todas as áreas de atuação", afirma a coordenadora de Qualificação e Capacitação, Priscyla Raquel da Silva. O setor é responsável pela produção de conteúdo.
A plataforma é integrada aos sistemas da universidade e o acesso dos servidores é feito com o login e a senha do IdUdesc.
Produção de conteúdos
Pryscila destaca que todos os setores podem gerar conteúdos de suas áreas de atuação, em parceria com a coordenadoria. Servidores interessados em atuar como conteudistas voluntários podem entrar em contato pelo e-mail
cdh.reitoria@udesc.br.
"A CDH busca novas temáticas continuamente. Contamos com a cooperação de técnicos e docentes para que a plataforma ofereça cada vez mais variedade e qualidade de cursos e trilhas de conhecimento", afirma.
Capacitação e planejamento
Na CDH, as atividades relacionadas à plataforma, após a aquisição da ferramenta, incluíram treinamentos na empresa fornecedora e o mapeamento dos temas, a partir de um levantamento de necessidades de treinamento realizado junto aos servidores.
"As capacitações permitiram à equipe do setor desenvolver as habilidades necessárias para utilizar a ferramenta e todos os recursos disponíveis", relata Pryscila.
Voluntários
A partir do mapeamento de temas, a CDH buscou servidores interessados em elaborar conteúdos voluntariamente a partir de suas expertises, para posterior produção dos cursos aproveitando as funcionalidades da plataforma.
"Além de toda a produção dos conteúdos, há um processo de curadoria e de revisão de todos os cursos internos e externos que são incorporados à plataforma", explica Pryscila.
O esforço teve apoio do grupo de trabalho constituído pelo Ato do Reitor nº 15/2023, com essa finalidade; da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Setic), que foi responsável pela integração do Office 365 com a plataforma; e de diversos servidores que disponibilizaram seu tempo e conhecimento.
Recursos da plataforma
Ao acessar, o servidor pode fazer o tour guiado, que aparece automaticamente na tela, para receber orientações iniciais sobre como usar a plataforma.
Os cursos são compostos por textos em pdf, infográficos, imagens, áudios, vídeos, quizzes e ferramentas que permitem ao usuário interagir com o conteúdo.
Na plataforma, o servidor encontrará as seguintes opções:
-
Trilhas: Conjuntos ordenados de missões e pulses que vão lhe ajudar a atingir um objetivo específico de aprendizado com maior direcionamento.
-
Missões: Cursos projetados para aprimorar suas habilidades profissionais em diferentes áreas.
-
Cursos Internos: Compostos por materiais incorporados à plataforma, na qual o servidor acessa os conteúdos e emite seu certificado automaticamente após a conclusão.
-
Cursos Externos: Aqueles cujo acesso ocorre pela plataforma, mas o servidor é direcionado a realizar as atividades em um link externo. Ao concluir o curso, o servidor deve emitir o certificado externamente e anexá-lo na plataforma para que seja contabilizado nos relatórios.
-
Relatórios: Servidores em função de chefia poderão ter acesso aos relatórios de performance de suas equipes, se assim desejarem.
Desenvolvimento contínuo
Para a coordenadora da CDH, Rosana Mitsue Taniguchi, "a importância da capacitação dos servidores é crescente, principalmente diante de um mundo em constante transformação, no qual profissionais atualizados e capazes de adaptar-se às mudanças são essenciais para que a instituição atenda às expectativas da sociedade”.
A iniciativa é uma ação prevista no Planejamento Estratégico da Udesc, no eixo temático “Ser Udesc”, que visa possibilitar o desenvolvimento contínuo dos servidores, a ampliação de ofertas de cursos de capacitação e aperfeiçoamento e a formação de líderes por meio do projeto Escola de Gestores.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
proad@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009