Docentes Darlan (1º à esq.), Fernada e Marlus foram a
encontros nacionais em Salvador - Fotos: Divulgação
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), esteve presente no 34º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e no 11º Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia, promovidos pela
Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (Abenfisio) em Salvador (BA), na semana passada. Os eventos reuniram docentes, pesquisadores e lideranças da área para discutir os rumos da formação em Fisioterapia no Brasil.
A comitiva da Udesc Cefid contou com os seguintes docentes:
Marlus Karsten,
chefe do Departamento de Fisioterapia e presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso;
Darlan Laurício Matte, integrante do NDE;
Fernanda Romaguera, integrante do NDE e
coordenadora da Abenfisio-SC; e
Sandroval Francisco Torres, membro do NDE e
presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).
"Os docentes participaram ativamente das atividades, fortalecendo o papel da Udesc no cenário nacional da educação em Fisioterapia, assim como o compromisso institucional com a excelência acadêmica e a defesa da qualidade da formação em Fisioterapia no Brasil", destaca o professor Marlus.
A participação em Salvador também teve dois trabalhos apresentados pelo professor Darlan: "Desempenho de estudantes de Fisioterapia no Enade 2023: um estudo descritivo-analítico comparando as modalidades presencial e a distância" e "Distribuição geográfica da oferta de cursos de Fisioterapia EAD no Brasil: uma análise crítica com base no Enade 2023".
Sobre a associação
A Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia é uma entidade civil, de caráter educacional/científico, que foi fundada oficialmente em 2001 para desenvolver e aprimorar o ensino em Fisioterapia em todo o País.
Anualmente, a Abenfisio realiza um fórum nacional de ensino em Fisioterapia para elaborar documentos e diretrizes de temas diversos relacionados à formação na área e seus desdobramentos, tendo como premissa o ensino qualificado e respeitando a diversidade regional e o reconhecimento das demandas sociais e da atenção à saúde da população brasileira.
Mais informações
Mais informações sobre a graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid podem ser obtidas na
página oficial.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637