Atividade recebeu profissionais de sete províncias angolanas entre 30 de junho e 11 de julho
Capacitação foi conduzida pela coordenadora do Laso, professora Drª Cileide Maria Medeiros Coelho. Fotos: Karen Candido.
O Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc (CAV), realizou capacitação técnica e científica de sete profissionais angolanos no setor de sementes, por meio do
Laboratório Oficial de Análises de Sementes (Laso). As atividades tiveram apoio da Fundação Instituto de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fiepe).
A iniciativa integra o
II Curso Internacional de Certificação e Tecnologias de Produção de Sementes. O objetivo é fortalecer a cooperação Brasil-Angola, capacitar profissionais de sete províncias angolanas e impulsionar práticas agrícolas modernas e sustentáveis no país africano.
O curso, teve
início em 30 de junho e encerrou em 11 de julho, em um total de dez dias úteis. Com uma combinação de aulas teóricas, atividades práticas e visitas técnicas a empresas e instituições de referência — como Cooperplan (Lages, SC) e Chapada Sementes (Vacaria, RS) — a formação abordou temas como produção e legislação de sementes, colheita, beneficiamento, armazenamento, gestão da qualidade e análises laboratoriais de vigor, pureza, germinação e sanidade.
“Nós estamos tendo aulas de laboratório e está correndo muito bem, penso que a experiência é boa, recomendo. Infelizmente na Angola o sistema é muito, não vou dizer arcaico, mas é muito baixo. Aqui no Brasil estamos mesmo avançados, os laboratórios são extremamente equipados, professores completamente qualificados com a matéria, é uma experiência boa”, relata o participante Cláudio Ebo.
A capacitação foi coordenada pela professora Dra. Cileide Maria Medeiros Coelho e teve como colaborador o especialista da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Diego Gindri. O Curso contou com a participação das pesquisadoras do Laso, Dra. Daniele Nerling e Dra. Camila Cigel, além da equipe de apoio composta por Yasmin Pincegher Siega, Pedro Anibal Dambros de Oliveira, Ana Júlia Muniz, Ana Luisa Stephanie Scherer, Mariana dos Santos e Rúbia Subtil.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Karen Candido*
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
*Sob supervisão da jornalista Carla Torres