Ambientalize-se, formada pelos estudantes Mariana Cristina Zampieri, Alex da Rocha, Vinicius Corrêa e Thomaz Ribeiro, e pela professora Raquel Valério de Sousa recebe orientações para validação do MVP. Fotos: Carla Torres.
A equipe
Ambientalize-se, formada por estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc em Lages, segue rumo à etapa classificatória do Reuni Challenge 2025 neste sábado. Nessa sexta-feira, 12, o grupo realizou mais entrevistas para aprimoramento da ideia inicial, de inclusão e contratação de pessoas com deficiência no setor industrial.
Junto às outras 22 equipes, a representante do CAV passou por uma introdução ao
pitch – apresentação breve e direta com o objetivo de convencer e gerar interesse imediato sobre a ideia de negócio. À noite, a fase foi de validação do MVP (Mínimo Produto Viável). Nesta etapa, depois de descobrir as dores (necessidades) do(s) público(s)-alvo, define-se uma forma mínima de produto ou serviço que gere valor para o(s) cliente(s), com objetivo de oferecer a melhor solução para seus problemas.
Mínimo Produto Viável
A Ambientalize-se conversou com representantes do setor de recursos humanos de empresas da Serra Catarinense, que participavam de um curso no Senai nessa sexta, 12. Segundo a professora Raquel Valério de Sousa, orientadora da equipe, o problema em comum entre empresas e pessoas com deficiência (PCD’s) é atitudinal. Constata-se que, por um lado, as empresas podem melhorar o conhecimento e a comunicação com os PCD’s; por outro, as famílias dessas pessoas também podem ser mais bem preparadas para auxiliá-las de modo eficaz nos desafios enfrentados no mercado de trabalho.
Por fim, o grupo observa que, de modo geral, é preciso aprofundar o conhecimento por parte das empresas sobre as qualificações dos PCD’s; da parte deste público, é preciso conhecimento sobre as oportunidades nas empresas. Para a validação, a Ambientalize-se estudou um modo prático de promover este encontro, estruturando a entrega dessa solução de maneira clara e atrativa para o mercado.
Etapas classificatória e final
Após uma última capacitação para a apresentação do
pitch nessa manhã, a Ambientalize-se participa da etapa classificatória a partir das 14h. Nesta fase, as soluções desenvolvidas pelas 23 equipes participantes, são apresentadas em sessão aberta ao público. O Reuni Challenge 2025, maior desafio universitário de empreendedorismo do Brasil anuncia as equipes premiadas logo mais, às 19h30, no Orion Parque Tecnológico, em Lages. Acompanhe as atualizações ao longo do dia pelo site e pelo
perfil de Instagram da Udesc Lages.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Carla Torres
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130