A Esag Júnior, empresa júnior de consultoria e gestão vinculada ao
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciou há duas semanas um projeto que busca entender o impacto econômico do futebol em Santa Catarina. O projeto tem parceria com a ADM S.A., e atende a uma demanda da Federação Catarinense de Futebol e Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina.
O projeto visa analisar e posicionar o futebol em Santa Catarina como uma indústria reconhecida e respeitada, ampliando a compreensão do seu impacto econômico além do âmbito dos jogos. A iniciativa busca mapear toda a cadeia produtiva do futebol no estado, levantando informações quantitativas e qualitativas que evidenciem sua relevância econômica.
“Eu entendo que é uma oportunidade imensa de se conectar com uma indústria com imensa relevância. Vai demandar muito profissionalismo e domínio técnico para construir um trabalho que será referência para outros estados e entidades”, avalia a consultora do projeto Catarina Martins Machado, estudante do sétimo semestre do curso de Administração Empresarial da Udesc Esag.
Essa análise estratégica tem como objetivo reforçar o futebol como motor econômico regional, ampliando seu reconhecimento institucional e contribuindo para políticas públicas de fomento ao setor.
A equipe é composta por seis pessoas. O trabalho vai se basear em levantamento de dados junto ao setor além de relatório dos clubes, além de pesquisa de mercado com os torcedores.
Segundo o professor Octávio Lebarbenchon, essa é uma iniciativa pioneira que alia a formação prática dos estudantes à geração de conhecimento aplicado, com potencial real de transformar a forma como o futebol é visto e planejado economicamente em Santa Catarina.
“Trazer a empresa Júnior pra atuar junto com a minha empresa, a ADM S.A. foi uma decisão estratégica do nosso board. Conheço os alunos e sei da qualidade da EsagJr, nosso desafio é muito grande e certamente estaremos fazendo um trabalho que vai mudar a percepção deste mercado em Santa Catarina” destaca.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br