Evento vai até sexta-feira, 29, em Florianópolis
Com sete ideias de negócios, a Esag Ventures, programa de apoio a ideias de negócios propostas por estudantes do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participa do Startup Summit 2025, que termina nesta sexta-feira, 29. O evento acontece das 11h às 19h, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis.
São três dias de evento. Nesta quinta-feira, 28, segundo dia de evento, o programa Esag Ventures continuou a troca de ideias com outras áreas de negócios e o networking com as principais empresas do setor.
As empresas Maestr.ia, Nittio, Drops, Easy Tour, Propósito, Visura e Barkee já passaram pelo processo de aceleração do programa e hoje vivem a experiência de incubação, com acompanhamento de um ano. Durante o Summit, algumas delas tiveram a oportunidade de dialogar com investidores, parceiros e outros empreendedores de diferentes estágios de maturidade.
Para o gerente de inovação do Esag Ventures, Márcio Bittencourt, a participação no evento amplia horizontes para os estudantes que transformaram suas ideias em negócios. “O Summit é um ambiente riquíssimo, que conecta diferentes atores do empreendedorismo e da inovação, tanto no Brasil quanto no mundo”, comenta. Durante os três dias de evento, mil startups apresentam suas ideias de negócios no evento. Além disso, s ão mais de 200 palestrantes no Startup Summit. “Nossos alunos têm contato com empreendedores que já passaram por desafios semelhantes, como dar visibilidade ao produto ou pivotar o negócio. É um espaço de aprendizado e conexões que dificilmente encontrariam em outro lugar”, destacou.
Udesc presente no Startup Summit
Além do programa de aceleração da Udesc Esag, a presença da Udesc no Startup Summit foi organizada pela Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), que neste ano, pela primeira vez, levou um estande institucional da universidade ao evento. A iniciativa busca dar visibilidade às ações estratégicas da Udesc e reforçar sua atuação em inovação, parcerias e empreendedorismo em todo o estado.
A coordenadora da Cipi, Elaine Vieira, reforça a importância dessa presença: “Estar no Startup Summit é essencial, porque a universidade é a fonte de conhecimento e o elo que permite que startups cresçam de forma sólida. Projetos como o Esag Ventures e o Start Udesc mostram a força da universidade pública e o impacto direto que ela tem no fortalecimento do ecossistema de inovação em Santa Catarina”.
Conheça os apoiadores da Esag Ventures
O programa Esag Ventures conta com o apoio da Fundação Esag (Fesag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Saiba mais sobre o programa em udesc.br/esag/ventures.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
*Sob supervisão da jornalista Magali Moser