Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/04/2019-14h34

Estudante congolês da Udesc Balneário Camboriú ensina português para imigrantes

Natural do Congo, Michee Kalala sugeriu criação de curso de extensão para estrangeiros - Foto: Divulgação

Em 2018, o estudante Michee Mubikayi Kalala, aluno da sexta fase do curso de Engenharia do Petróleo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, conheceu haitianos recém-chegados ao Brasil que pretendiam viver no País, mas tinham dificuldade em entender e se expressar em português.

Natural do Congo, na África, Kalala vive há seis anos no Brasil e está bem familiarizado com as dificuldades enfrentadas por quem vem do exterior. Ele teve, então, a ideia de propor a criação de um curso de português para estrangeiros à Direção de Extensão do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Udesc.

Assim surgiu, em agosto de 2018, o projeto de extensão Língua Portuguesa para Estrangeiros. Criado em parceria com a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, que atualmente coordena a iniciativa, o curso já está na sua segunda edição.

Desenvolvimento profissional

O projeto tem, como objetivo principal, contribuir para o desenvolvimento profissional de imigrantes que chegam à cidade em busca de oportunidades.

As aulas são ministradas por Kalala, que fala português, inglês, francês e crioulo (idioma do Haiti), e pela professora de Língua Portuguesa Claudete Mazuco, vinculada à Prefeitura de Balneário Camboriú.

A edição deste ano tem duas turmas, nos níveis iniciante e intermediário, que dá continuidade aos conteúdos ministrados no ano passado. "No curso, não há somente haitianos, mas também argentinos, chilenos, venezuelanos, cubanos, dominicanos e uruguaios", afirma o estudante.

Iniciativa de impacto

Kalala conta que, na época em sugeriu o projeto, ele já lecionava, além de atuar como bolsista na Udesc Balneário Camboriú. "Eu dava aulas de Matemática e francês para a comunidade acadêmica”, relata.

Para a diretora de Extensão da unidade, Lindaura Maria Steffens, a parceria com a secretaria municipal de Educação é muito importante para o desenvolvimento de projetos voltados à educação, formação e inclusão social. "São iniciativas que têm grande impacto para a comunidade”, destaca a professora.

Mais informações

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (47) 3398-6482, das 13h30 às 18h30, e pelo e-mail dex.cesfi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Natural do Congo, Michee Kalala sugeriu criação de  curso de extensão na Udesc Balneário Camboriú  para ajudar estrangeiros
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h