Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/08/2021-17h12

Estudantes da Udesc Esag apresentam resultados de consultorias a SDS e PMSC

Trabalhos foram desenvolvidos como atividade de disciplina do curso  de graduação em Administração Pública - Foto: Reprodução
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentarão nesta quinta-feira, 26, o resultado de consultorias elaboradas para o atendimento de demandas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) e da Polícia Militar (PMSC). As apresentações estão distribuídas em duas videoconferências, às 8h30 e às 19h, com participação das professoras orientadoras e de gestores dos órgãos estaduais.

As consultorias foram realizadas por alunos da última fase do curso de graduação em Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. A atividade faz parte da disciplina Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos.

Os trabalhos foram orientados pela professora Sulivan Fischer, que ministra a disciplina, com a colaboração da professora Ivoneti Ramos, de Finanças Públicas, nas consultorias relacionadas a essa área. Além dos gestores dos órgãos estaduais que apresentaram as demandas, instituições municipais e entidades de classe colaboraram na busca das soluções.

Desenvolvimento Social

Dois grupos de estudantes analisaram as emendas impositivas aprovadas pelo Legislativo nos orçamentos da União e do Estado, com recursos direcionados às áreas de direitos humanos e desenvolvimento social. O estudo inclui a distribuição e orientações sobre boas práticas no uso desses recursos. A análise faz parte de um projeto maior de capacitação voltado aos municípios, a ser desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

"Esses projetos são de uma importância imensurável dentro da perspectiva da gestão fiscal”, afirma a professora Ivoneti Ramos. “O tema é recente e quanto antes forem estabelecidas diretrizes de gestão, com critérios para a proposição de emendas voltadas à realidade social, maiores as chances de maximização da aplicação dos recursos".

Outras duas consultorias para a SDS apresentam soluções na área de desenvolvimento social e direitos humanos. Uma delas é a elaboração de uma carta de serviços, listando as ações do poder público voltadas ao atendimento dos imigrantes em Santa Catarina. A outra é uma análise da rede de instituições que compõe o Conselho Estadual da Juventude.

Saúde e segurança

Outras três consultorias também atendem demandas da SDS. Uma delas analisa dados da cobertura de serviços direcionados a prevenção de câncer do colo do útero. A partir desta análise, é proposta uma minuta de projeto de lei estabelecendo o envio de informações geradas pela realização de exames preventivos pela rede privada à Secretaria de Estado da Saúde, para uso na implementação da Política de Saúde da Mulher.

Outras duas consultorias desenvolvidas pelos alunos atendem a demandas da 12ª Região da PMSC, que abrange oito municípios do Norte do Estado (Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim; Massaranduba, Schroeder, São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho). Os estudantes iniciaram a elaboração da proposta de um programa de enfrentamento às vulnerabilidades da região e elaboraram uma carta dos principais serviços prestados pelos municípios da região para a PM, que servirá de orientação aos policiais militares.

Programação das apresentações

Quinta-feira, 26 de agosto, da 8h30 às 11h30
Acesse aqui o evento on-line
  • Emendas impositivas (distribuição e boas práticas)
  • Serviços a pacientes de câncer de colo uterino
  • Carta de serviços a imigrantes

Quinta-feira, 26 de agosto, das 19h às 22h
Acesse aqui o evento on-line
  • Programa de enfrentamento a vulnerabilidades da 12ª Região da PMSC
  • Carta de serviços da 12ª Região da PMSC
  • Rede de instituições do Conselho da Juventude (Conjuve)

Conheça o curso de Administração Pública da Udesc Esag
udesc.br/esag/administracaopublica

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Consultorias foram desenvolvidas em disciplina do curso de Administração Pública
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h