Iniciativa busca complementar a formação acadêmica dos
estudantes. Foto: Divulgação
Estudantes de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estiveram na quinta-feira, 25, em Itajaí (SC) para uma visita técnica. A atividade faz parte das disciplinas Navegação” e “Biologia e Tecnologia Pesqueira”, partes do currículo do curso.
A turma foi acompanhada pelo professor Guilherme Pierri, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres). A unidade da Udesc em Laguna (SC) oferece o curso de bacharelado em Ciências Biológicas em duas opções: Biologia Marinha ou Biodiversidade e Conservação.
Durante a visita, os alunos navegaram no estuário do Itajaí-Açu (região onde o rio encontra o mar) a bordo do catamarã-escola do campus local do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A programação também incluiu a visita à Associação Náutica de Itajaí (NAI) e o Estaleiro Naval, além da observação de embarcações pesqueiras no porto da cidade.
O grupo participou ainda da
ExpoMar 2026 - Pesca, Maricultura e Logística, feira voltada ao setor náutico e pesqueiro, e da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, promovida pelo Ministério da Pesca, que teve a etapa de Santa Catarina na quinta-feira, 25.
De acordo com o professor Guilherme Dilarri, a visita teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade da indústria naval pesqueira, possibilitando o contato direto com tecnologias utilizadas no setor e com rotinas de embarque. A atividade também contribuiu para o reconhecimento de diferentes modelos de embarcações profissionais voltadas à pesca, pesquisa e navegação oceânica.
A iniciativa da visita técnica sobre pesca já foi realizada em semestres anteriores e busca complementar a formação acadêmica dos estudantes, articulando teoria e prática e ampliando a compreensão sobre o funcionamento das atividades pesqueiras e marítimas.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
guilherme.pierri@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail:
comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007