Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/05/2026-14h33

Evento da Udesc e parceiros em Lages debate o combate a violência contra mulher

Coordenado pelo professora Cléia Demétrio, evento lançou curso de extensão - Fotos: Divulgação
Foi realizado na última terça-feira, 26, em Lages, o 1º Encontro de Articulação Formativa para o Enfrentamento de Violências contra Mulheres, organizado pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e parceiros - dentre eles, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC), a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). 

O evento reuniu representantes de universidades, conselhos de direitos, gestão pública e sociedade civil para debater estratégias de fortalecimento das redes de proteção, participação democrática e enfrentamento das violências contra meninas e mulheres. O encontro ocorreu no auditório da Uniplac.

A programação incluiu a sessão solene de lançamento do curso de extensão Mulheres em Movimento no Território Catarinense: Fortalecendo a Democracia e Ampliando Espaços de Decisão, que será ministrado de julho a outubro. Acesse o formulário de inscrição do curso.

Construída em parceria entre instituições de ensino, movimentos sociais, conselhos de direitos e entidades públicas, a formação conta com recursos do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Edital Paex nº 02/2025, biênio 2026-2027), da Udesc, e é coordenada pela professora Cléia Demétrio Pereira.

Autoridades e debates

Estiveram na mesa de abertura do evento a prefeita de Lages e vice-presidenta da Fecam, Carmen Zanotto; o diretor-geral da Udesc Lages, Adelar Mantovani; a presidente do Cedim/SC, Marlete de Oliveira; a professora Vera Márcia Marques Santos, representando a Direção de Extensão da Udesc Cead; a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lages, Vera Lúcia Vargas; e a pró-reitora da Uniplac, Lilian Aparecida Kanan.

Durante o encontro, foram debatidos temas relacionados ao letramento em direitos humanos das mulheres, à interseccionalidade e ao papel dos Conselhos Municipais como espaços pedagógicos e de participação social.

O painel formativo teve participação da coordenadora do polo presencial da UAB em Lages, Carmen Lúcia Ransolin, que abordou fundamentos do letramento em direitos humanos das mulheres; da professora Vera Marques, que discutiu interseccionalidade e ampliação dos espaços de decisão; e de Marlete de Oliveira, que levantou reflexões sobre a função social dos conselhos municipais de direitos.

Segundo Cléia, o encontro teve como objetivo fortalecer redes de formação, diálogo interinstitucional e ações territoriais voltadas ao enfrentamento da violência contra meninas e mulheres, promovendo o letramento em direitos humanos, a ampliação das políticas públicas e a participação democrática.

O evento foi organizado sob coordenação da professora Cléia, da professora Mareli Eliane Graupe, da Uniplac, e da supervisora de Políticas Públicas da Fecam, Marinez Chiquetti Zanbom, "articulando esforços interinstitucionais voltados à formação, à promoção dos direitos humanos das mulheres e ao fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento às violências de gênero".

Sobre o curso

O curso de extensão lançado no evento prevê formação híbrida, com atividades presenciais e virtuais de julho e outubro. O conteúdo é organizado em quatro módulos voltados aos direitos das mulheres, participação social, conselhos municipais de direitos e monitoramento das violências em Santa Catarina.

A iniciativa mobiliza, na Udesc Cead, o Laboratório de Direitos Humanos (LabDH), por meio do programa de extensão permanente Educação em Direitos Humanos das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade (VII Edição); o Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex); o Laboratório Centro de Estudos Aplicados ao Desenvolvimento Regional (LabCDR); e o programa Saúde e Cidadania, com apoio da Direção de Extensão.

Na universidade estadual catarinense, também participam o Laboratório de Participação e Controle Social (CTRL+S), da Udesc Balneário Camboriú, e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab Udesc). Demais parceiros incluem a Uniplac, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-SC) e a Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, dentre outros.

A ação é alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o número 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail labdhumanoscead@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Coordenado pelo professora Cléia Demétrio, evento lançou curso de extensão
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h