Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/04/2019-13h50

Evento internacional de software livre tem atividades em duas unidades da Udesc

Centros da Udesc em São Bento do Sul e Joinville realizaram atividades - Fotos: Divulgação
Uma série de atividades relacionadas ao Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol) foram realizadas no último sábado, 27, por iniciativa de servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul e Joinville.

Maior evento da área na América Latina, o festival ocorre simultaneamente em diversos países, desde 2005, com programação gratuita e aberta à comunidade. O evento tem como objetivo promover o uso de software livre e mostrar ao público sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

Pelo Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Udesc em São Bento do Sul, a programação incluiu mais de dez atividades, entre palestras e minicursos, sobre temas como internet das coisas, engenharia de software, programas de uso aberto e sistemas operacionais, entre outras ferramentas. As apresentações tiveram transmissão pela internet e podem ser conferidas neste link.

O evento contou ainda com uma competição do jogo de estratégia The Battle for Wesnoth, que tem código aberto, além de um ponto de coleta para recolhimento de lixo eletrônico e  a oferta gratuita de serviços de formatação de computadores e instalação de softwares.

Na Udesc Planalto Norte, as ações foram coordenadas pela professora Wilcilene Maria Kowal Schratzenstaller, do curso de Sistemas de Informação, e tiveram participação de alunos e egressos da unidade. As atividades ocorreram no Centro de Educação Profissionalizante (Cedup).

Pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc em Joinville, foram promovidos cinco minicursos pela manhã e duas palestras à tarde, com os professores Alan Fachini e Charles Miers. A iniciativa das ações foi do grupo de extensão Colmeia.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Centros da Udesc em São Bento do Sul e Joinville realizaram atividades
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h