Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/05/2021-15h37

Evento realizado no Museu da Udesc entra no calendário oficial de Florianópolis

Cortejo do 1º Grande Baile Místico - Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou na terça-feira, 18, um projeto de lei que institui a denominação de "Outubro Místico" no calendário oficial do município. A ideia surgiu em 2019, por meio do 1º Grande Baile Místico, evento que teve início no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), localizado no Centro de Florianópolis.

Agora, a cidade terá o "Outubro Místico" no calendário. A iniciativa busca valorizar a mitologia local, além de dar mais visibilidade para a Capital no mês em que ocorrem eventos como Oktoberfest, Fenarreco e Marejada em SC.

O projeto, dirigido ao prefeito Gean Loureiro e apresentado por Andrea Vieira, superintendente da Fundação Franklin Cascaes, foi concebido por um conselho curador. Entre os membros, estão quatro professoras da Udesc: Vera Collaço, Sandra Meyer Nunes, Sandra Ramalho e Sandra Makowiecky.

Além das docentes, integram o conselho: Gelci Peninha Coelho, Sílvia Lenzi, Maria Isabel Orofino,  Zena Becker, Roseli Pereira, Laudelino José Sardá e Roberto Costa. 

Com a nova lei, nº 18139/2021, a Ilha da Magia terá, no mês de outubro, palestras, debates, encontros, feiras, eventos e seminários referentes ao tema. A ideia é que o projeto fomente o turismo para além do verão e em pontos diferentes da cidade.

Origem do projeto

Em 4 de outubro,o Mesc sediou a abertura do Outubro Místico, que promoveu atividades como uma palestra sobre os 125 anos da mudança do nome da Capital, feiras de artesanato e gastronômica e o cortejo do baile místico, que foi do museu à Praça 15 de Novembro.

De acordo com a coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky, a lei criará oportunidades para valorizar a cultura e o folclore de Florianópolis. "Vai mudar a cidade. Mais um mês cultural a movimentar o turismo da Capital."

Para ela, a iniciativa de 2019 mostrou que há uma grande adesão popular ao tema da mitologia local e suas variadas lendas. "Registradas por nossos artistas, em múltiplas linguagens como as artes visuais, literatura, música e teatro."

Nessa área, destacam-se intérpretes do realismo mágico em Florianópolis, como Franklin Cascaes, Meyer Filho, Rodrigo de Haro, Eglê Malheiros, Gelci José Coelho (Peninha), Eli Heil e Vera Sabino, dentre outros.

"O Outubro Místico deve despertar a cidade para um conjunto de ações que desencadearão um novo processo de afirmação turística", conclui a coordenadora do Mesc.

Livro e vídeo

A Editora Udesc produziu um livro sobre o evento, que tem 132 páginas e foi organizado por Bebel Orofino e pela professora Vera Collaço, do Centro de Artes (Ceart). A publicação apresenta uma síntese do Grande Baile Místico de 2019 e está disponível para download.

Também foi produzido um vídeo, editado por Fernando Pereira Oliveira, com depoimentos que relatam a emoção, a alegria e a surpresa que marcaram a primeira edição do evento. Confira o vídeo.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fernando.guedert@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h