Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/02/2020-15h58

Formação de professores da Udesc Lages inclui tecnologias, gamificação e realidade virtual

Professores usaram óculos de realidade virtual, durante atividades de uma oficina - Foto: Ana Cristina
Professores do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, participaram, nesta quinta, 13, e sexta-feira, 14, de três oficinas de formação continuada, com temáticas tecnológicas.

No primeiro dia, os temas foram "Ferramentas Microsoft para o processo de avaliação do aprendizado", ministrado pelo analista pedagógico Hélio Vieira, e "Ferramentas tecnológicas e as disciplinas de cálculo", com o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Ifsc), Ailton Durigon.

Nesta sexta, o tema foi "Realidade Virtual e Gamificação: oportunidades inovadoras de aprendizagem", conduzido pela curadora digital Maidi Dalri. Durante as atividades, os professores usaram óculos de realidade virtual, que oferecem percepção de se estar fisicamente presente em um mundo não-físico.

Segundo a curadora digital, esta percepção criada pelo sistema de realidade virtual oferece estímulos que proporcionam um ambiente envolvente de aprendizagem. "O segredo é responder à pergunta: Qual foi o último dia que você aprendeu alguma coisa nova?", fala Maidi. "O mundo tem muitas coisas novas para nos ensinar".

Nesta edição, a formação teve cerca de 70 docentes inscritos, número superior à quantidade de vagas previamente oferecida. "A participação dos professores tem aumentado muito, a cada formação. E já é possível observar os resultados em sala de aula", diz o diretor de Ensino da Udesc Lages, André Thaler Neto.

Segundo Thaler, o objetivo é oferecer novos modelos e oportunidades de ensino aos estudantes. "Buscamos trabalhar com novas tecnologias para motivar os alunos”, diz ele. "É extremamente importante a atualização dos professores, num momento em que toda a sociedade sofre transformações e a educação em especial".

Professores que tenham sugestões para as próximas formações, sobre temáticas genéricas ou específicas, podem procurar a Direção de Ensino, enviar e-mail para deg.cav@udesc.br ou entrar em contato pelos telefones (49) 3289-9112 e 99102.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h