Principais proposições foram reunidas na Carta de
Florianópolis - Fotos: Secom Udesc e Divulgação
Gestores de instituições de ensino superior brasileiras participaram na quinta, 9, e nesta sexta-feira, 10, do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul (Forgrad Sul), organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), em Florianópolis.
Com o tema "Desafios do ensino superior: debates sobre a qualificação dos cursos de graduação", o evento reuniu representantes dos três estados do Sul e de outras regiões do País e contou com cinco mesas-redondas, sobre as seguintes temáticas:
Políticas de formação docente para qualificação dos cursos de graduação;
Desafios dos cursos de licenciatura frente aos novos desenhos curriculares e aos programas Pibid e Residência Pedagógica;
Desafios curriculares frente à creditação da extensão;
Pedagogia universitária e as metodologias ativas;
Internacionalização nos cursos de graduação.
Carta de Florianópolis
As principais proposições resultantes dos debates, para cada temática, foram compiladas na Carta de Florianópolis, que será levada à 31ª reunião do Forgrad Nacional, em outubro, em João Pessoa.
Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, que foi a coordenadora do fórum, o documento reforça a necessidade do debate sobre os desafios do ensino superior e as estratégias para qualificação dos cursos de graduação, especialmente no contexto atual.
Protagonismo do Forgrad
"Estamos paulatinamente assistindo ao enfraquecimento dos investimentos e das políticas públicas para a educação no Brasil, com graves prejuízos para a educação superior e a formação de nossos jovens, em especial a formação de professores", alerta o documento, que afirma o papel representativo do Forgrad e seu dever de assumir o protagonismo nas discussões e formulação de políticas públicas nas instituições.
Assista, pelo link abaixo, à reportagem sobre o evento produzida pela TV Ufsc.
A participação efetiva da universidade em ações que visem o debate e a qualificação do ensino superior é iniciativa alinhada ao Plano de Gestão da Udesc 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.
Tomasi destacou a alegria da Udesc em sediar o evento, especialmente pela relevância do tema no contexto atual: "A qualificação da graduação é algo que se deve buscar continuamente, um debate muito rico, que não tem fim. É fundamental que as instituições dialoguem e troquem experiências, pois é preciso ousar e inovar", afirmou.
Sobre o evento
Constituído por pró-reitores de Graduação ou ocupantes de cargos equivalentes das universidades e dos centros universitários, o Forgrad busca formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias, em níveis nacional e regional.
O fórum também contribui para formular e implementar políticas públicas de educação superior que visem o desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e segmentos da sociedade civil.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.